Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Mulher casada de 37 anos, gesta 4, para 4, realizou colpocitologia oncótica que constatou lesão intraepitelial escamosa de alto grau. Qual a conduta indicada?

A
Repetir a colpocitologia após 6 meses.
B
Biópsia dirigida pela colposcopia.
C
Conização, preferencialmente por cirurgia de alta frequência.
D
Histerectomia total.
E
Pesquisa do subtipo do papilomavírus por biologia molecular.
Considerando as afecções dermatológicas, associe a segunda coluna de acordo com a primeira. Coluna 1 1. Impetigo. 2. Erisipela. 3. Ectima. Coluna 2 ( ) Ulceração rasa (exulceração) coberta por crosta melicérica, com margem endurecida, elevada e violácea; a base da úlcera é granulosa. ( ) Inicialmente se apresenta com vesículas e pústulas, e, com a evolução do quadro, surgem as crostas melicéricas. ( ) Placa edematosa, endurada, elevada e dolorosa, com bordas bem definidas, eritematosa e brilhante; acomete principalmente membros inferiores e face. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Nos ferimentos abdominais por arma branca, são condutas consideradas corretas, já na sala de emergência: I. Como é frequente haver epíplon ou mesmo alças exteriorizadas pelo ferimento, essas devem ser reduzidas para dentro da cavidade, e o ferimento suturado para evitar sangramentos. II. A arma branca, que eventualmente chega ao pronto-socorro, ainda introduzida no ferimento, deve ser prontamente removida, pois a mobilização para RX e centro cirúrgico pode produzir ampliação das lesões. III. Caso haja dúvida sobre a penetração em cavidade de um ferimento por arma branca, esse deve ser explorado sob técnica asséptica e anestesia local na sala de emergência e, se houver penetração em cavidade, deve-se encaminhar para laparotomia. Quais estão corretas?
A icterícia fisiológica do recém-nascido (RN) é bastante prevalente e pode-se afirmar, acerca desta manifestação clínica, que, no RN de termo:
O padrão respiratório constitui um dos itens importantes do exame físico da criança e engloba frequência, ritmo e esforço respiratório. Alguns padrões são característicos e fornecem subsídios que auxiliam no diagnóstico. Correlacione a 1ª com a 2ª coluna e assinale a alternativa correta: 1. Respiração de Cheyne-Stokes 2. Respiração de Kussmaul 3. Respiração de Biot 4. Respiração periódica ( ) traumatismo craniano ( ) cetoacidose diabética ( ) lesão cerebral grave ( ) prematuridade.
Compartilhar