Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Mulher casada de 37 anos, gesta 4, para 4, realizou colpocitologia oncótica que constatou lesão intraepitelial escamosa de alto grau. Qual a conduta indicada?

A
Repetir a colpocitologia após 6 meses.
B
Biópsia dirigida pela colposcopia.
C
Conização, preferencialmente por cirurgia de alta frequência.
D
Histerectomia total.
E
Pesquisa do subtipo do papilomavírus por biologia molecular.
Após passar o dia em banho de igarapé, o menor de 8 anos apresenta dor significativa com a movimentação do pavilhão auricular que está muito hiperemiado. Ele não tem febre, nem êmese, nem outros sintomas. Tem canal auditivo com bastante hiperemia mas membrana timpânica normal. O tratamento apropriado ao caso é:
Criança de dois anos e meio apresenta há dois dias quadro de dispneia e edema, especialmente em membros inferiores. Há duas semanas, teve quadro de resfriado comum com melhora espontânea. Ao exame, a menina está em regular estado geral, FR = 44 irpm; com presença de tiragem subcostal, FC = 148 bpm; PA = 118 x 78 mmHg. Ausculta cardíaca em ritmo de galope, com sopro sistólico em foco mitral e a ausculta respiratória com estertoração bolhosa até terço médio de ambos os pulmões. Fígado palpável a 5 cm do RCD. O diagnóstico provável e a conduta imediata são:
Em relação às síndromes vertiginosas, assinale a alternativa correta.
O tumor de Wilms pode estar presente em pacientes com síndromes genéticas. Dentre as alternativas a seguir, assinale a CORRETA:
Compartilhar