Mulher com 51 anos de idade é internada devido a falta de ar, tosse e emagrecimento não quantificado, negando febre, dor torácica ou edemas. Há 7 anos mastectomia por CA, fazendo quimio e radioterapia. Diabética e hipertensa há 12 anos usando IECA. Hipotireodismo há 1 ano, em uso irregular de 25 mcg de Puran T4. Coração em RR de 3 tempos (B4). MV e FTV abolidos em 2/3 inferiores do hemitórax direito. PA: 110 x 70 mmHg deitada e após 3 minutos de pé; FR: 24 irpm; FC 66 bpm. Ecocardiograma com derrame pericárdico importante e leve disfunção sistólica de VE, sem outras anormalidades de monta. São hipóteses diagnósticas prováveis, EXCETO.
A
Tamponamento cardíaco.
B
Adenocarcinoma metastático.
C
Tuberculose.
D
Hipotireoidismo.
E
Hipoalbuminemia.
Outras questões
Acerca do planejamento familiar e infertilidade conjugal, julgue o seguinte item. A anticoncepção de emergência pode prevenir gestações indesejadas e aborto clandestino. Entretanto, não deve ser utilizada como método contraceptivo habitual porque, em caso de implantação ovular, pode interromper uma gestação em curso.
Acerca de assistência pré-concepcional e pré-natal, julgue o próximo item. Na consulta pré-concepcional com intuito de prevenir os defeitos abertos do tubo neural, deve-se orientar a paciente a iniciar o uso de ácido fólico a partir da quarta semana de gestação.
Acerca de diabetes e hipertensão na gravidez, julgue o item a seguir. A Organização Mundial de Saúde (OMS) não diferencia o rastreamento e o diagnóstico do diabetes durante a gestação ou fora dela. Recomenda-se o teste oral de tolerância à glicose com sobrecarga de 5 g como único teste, entre a 24ª e a 28ª semanas de gestação. O diagnóstico de diabetes gestacional é confirmado quando a glicemia de jejum for igual ou superior a 126 mg/dL ou a glicemia de duas horas for igual ou superior a 200 mg/dL.
Assistência adequada ao parto é fundamental para o bom prognóstico materno-fetal. Acerca desse assunto julgue o item que se segue. A episiotomia é uma incisão realizada na vagina e períneo com objetivo de alargar a passagem do feto durante o trabalho de parto e, quando indicada, deve ser executada após o pólo fetal distender o períneo e lesar superficialmente a pele.