Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Mulher, com 77 anos de idade, com queixa de perda de urina aos grandes esforços há 10 anos. Há 6 meses começou a ter perda não relacionada ao esforço, durante o dia e a noite em quantidade variável. Ao exame, apresenta o ponto C em +3, ponto Aa em +5 e ponto Ap em -3. Após a realização de estudo urodinâmico, preconiza-se:

A
Tratamento medicamentoso se houver contrações não inibidas do detrusor.
B
Cirurgia de alça se for confirmada incontinência urinária de esforço, associada a anticolinérgicos no pós-operatório.
C
Cirurgia de Burch se pressão de perda for superior a 90 cmH2O com correção da retocele.
D
Histerectomia vaginal e cirurgia de alça se a pressão de perda for inferior a 60 cmH2O.
E
Tratamento conservador supervisionado por fisioterapeuta antes de indicar cirurgia.
MCR, freira de 72 anos, branca, asmática com história de uso crônico e intermitente de corticoides, hipertensa em uso de enalapril e hidroclortiazida, com Índice de Massa Corporal (IMC) de 19 Kg/m², sedentária, nuligesta, menopausa aos 46 anos e que nunca fez terapia de Reposição Hormonal. Além de um programa de exercícios físicos, suporte nutricional e suplementação de cálcio e vitamina D e levando-se em conta a melhor relação custo-benefício, o que mais poderia ser prescrito para a freira MCR?
Criança de 5 anos apresenta febre de 40ºC, com duração de 1 a 2 semanas, remitente e refratária a antibióticos, tendo ainda manifestações típicas como: congestão conjuntival bulbar bilateral em geral sem exsudato; eritema da mucosa oral e faríngea com língua de "framboesa"; lábios secos e rachados; eritema e tumefação das mãos e pés; exantema maculopapuloso e linfadenopatia cervical não supurativa, em geral unilateral. Com uma ou três semanas apresentam descamações dos dedos das mãos e pés. Qual a patologia mais provável?
Assinale a alternativa correta relacionada à índice de Apgar:
Quais as doenças comuns das pálpebras?
Compartilhar