Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Mulher, com 77 anos de idade, com queixa de perda de urina aos grandes esforços há 10 anos. Há 6 meses começou a ter perda não relacionada ao esforço, durante o dia e a noite em quantidade variável. Ao exame, apresenta o ponto C em +3, ponto Aa em +5 e ponto Ap em -3. Após a realização de estudo urodinâmico, preconiza-se:

A
Tratamento medicamentoso se houver contrações não inibidas do detrusor.
B
Cirurgia de alça se for confirmada incontinência urinária de esforço, associada a anticolinérgicos no pós-operatório.
C
Cirurgia de Burch se pressão de perda for superior a 90 cmH2O com correção da retocele.
D
Histerectomia vaginal e cirurgia de alça se a pressão de perda for inferior a 60 cmH2O.
E
Tratamento conservador supervisionado por fisioterapeuta antes de indicar cirurgia.
Quais os ligamentos laterais do tornozelo (complexo ligamentar lateral) são, respectivamente, o menos resistente e o mais resistente?
Assinale a alternativa mais adequada sobre o exame clínico de conjuntivite:
Lactente de 2 meses de idade, encaminhando com relato de crises convulsivas de difícil controle e microcefaleia. Mãe não realizou pré-natal. A tomografia computadorizada do encéfalo em corte axial mostrou calcificações periventiculares e microcefalia. Estas alterações são MAIS compatíveis com infecção congênita por:
Mulher com 30 anos de idade é atendida por um médico numa Unidade de Saúde da Família na comunidade em que reside. Há três meses vem se sentindo muito cansada, com desânimo e desinteresse para fazer todas as suas tarefas diárias, inclusive sem vontade de comer (emagreceu 3 kg nesse período) ou de sair de casa. Não está dormindo direito e sente "que não serve para mais nada" (sic). Além do acolhimento de forma contextualizada, por meio de um relacionamento médico-paciente humanizado, quais devem ser, respectivamente, o diagnóstico e a conduta?
Compartilhar