Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Mulher com diabetes tipo II com controle glicêmico irregular apresenta febre há um dia associada à vermelhidão na perna. A acompanhante refere que nas últimas horas a paciente encontra-se confusa e prostrada. Exame físico: lesão eritêmato-edematosa comprometendo a perna e região distal da coxa, com calor e dor local, limites imprecisos e área arroxeada e fria ao tato na extremidade proximal da lesão. A hipótese diagnóstica e a conduta são:

A
Fasciíte, beta-lactâmicos.
B
Celulite, expectro para gram-negativos.
C
Erisipela, cobertura para Staphylococcus aureus.
D
Fasciíte necrosante, cobertura gram positivo, gram negativo e anaeróbios.
E
Celulite, cobertura para gram negativos.
Homem caucasiano de 71 anos, tabagista desde os 15 anos, compareceu à consulta com hematúria macroscópica indolor. Realizou Tomografia Computadorizada (TC) abdominal total com contraste, que identificou massa no assoalho vesical (mediolateral direita). À cistoscopia, foi confirmado o achado da TC. Qual o próximo passo a ser seguido?
Durante a gestação, ocorrem alterações hormonais e metabólicas que culminam com o aumento das concentrações glicêmicas materna, que por sua vez estimulam a produção de insulina para que se mantenha a glicemia em concentrações normais. Nas gestantes diabéticas, tanto o tipo I quanto no diabetes gestacional, essa adaptação é inadequada, determinando o aumento da concentração de glicose para o concepto. Assinale a alternativa correta.
A respeito do desenvolvimento neuropsicomotor da criança normal, no primeiro ano de vida, são corretas as afirmações abaixo, EXCETO:
Menino de 06 anos é levado ao Pronto Atendimento com história de febre e irritabilidade há cerca de 06 dias, Exame físico: conjuntivite bilateral, linfoadenopatia cervical anterior, eritema de orofaringe, lábios rachados, rash maculopapular e edema de mãos e pés. Diante da principal hipótese diagnóstica assinale a alternativa correta:
Compartilhar