Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Mulher com hérnia de disco em L4-L5 há 8 meses apresentou piora da lombalgia. O médico prescreveu-lhe anti-inflamatório não hormonal. Após 72 horas, a paciente apresentou-se em anasarca, temperatura de 37,9ºC, lesões urticariformes em membros e tronco, e urina escura e espumosa. Negou diabetes, hipertensão ou outras morbidades. Nos exames complementares, observou-se proteinúria de 4 g em 24h, 80 hemácias e 28 leucócitos por campo na análise de urina e creatinina plasmática de 2 mg%. À biópsia renal, não havia alterações glomerulares pela microscopia óptica. O diagnóstico provável é:

A
glomerulonefrite membranoproliferativa
B
glomeruloesclerose focal e segmentar
C
glomerulonefrite rapidamente progressiva
D
nefrite intersticial aguda
E
trombose da veia renal
Júnior tem 6 meses, é filho único de D. Sônia (23 anos), foi trazido à consulta de puericultura na UBS pela primeira vez, pois mudou de endereço. Mãe não tem queixas, a criança está em aleitamento materno exclusivo e é saudável, nasceu a termo com peso adequado e vem apresentando seu crescimento dentro das curvas de escore Z entre 0 e +1 para peso e comprimento; o perímetro cefálico dentro do percentil 50. Está com o calendário de vacinas atualizado. Ao exame físico, o estado geral é bom, os marcos do desenvolvimento neuropsicomotor estavam adequados à idade, demais itens do exame físico normais, exceto pela ausência de cicatriz vacinal do BCG (segundo a mãe, nunca formou nenhuma reação no local da vacina). Nesta consulta, a a conduta correta é:
Um neonato apresentou sinais de insuficiência respiratória logo após o nascimento. Sua mãe teve episódio de descolamento da placenta com 30 semanas de idade gestacional. Utilizou ventilação mecânica e uma dose de surfactante. Realizado ecocardiograma com cinco dias de vida que mostrou persistência do canal arterial. Com sete dias de vida, apresentou crise convulsiva. Com 20 dias de vida, iniciou com distensão abdominal, sendo notado pneumatose intestinal no exame radiológico. Referente à prematuridade, assinale a alternativa CORRETA:
Em relação aos pacientes com síndrome de Down, analise as afirmativas abaixo: I. A expectativa de vida do paciente com a síndrome é de 25 anos. II. A infância é o período de maior mortalidade devido às cardiopatias congênitas e às leucemias. III. A trissomia livre do cromossoma 21 é a etiologia mais frequente da síndrome de Down. Está / estão correta (s) a (s) afirmativa (s)
Lactente de cinco meses, portador de tetralogia de Fallot, apresenta ao acordar, quadro de agitação, choro inconsolável, taquipneia ecianose intensa e progressiva, evoluindo com síncope. Durante estas ''crises'', a conduta terapêutica tem como principal objetivo:
Compartilhar