Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Mulher com hérnia de disco em L4-L5 há 8 meses apresentou piora da lombalgia. O médico prescreveu-lhe anti-inflamatório não hormonal. Após 72 horas, a paciente apresentou-se em anasarca, temperatura de 37,9ºC, lesões urticariformes em membros e tronco, e urina escura e espumosa. Negou diabetes, hipertensão ou outras morbidades. Nos exames complementares, observou-se proteinúria de 4 g em 24h, 80 hemácias e 28 leucócitos por campo na análise de urina e creatinina plasmática de 2 mg%. À biópsia renal, não havia alterações glomerulares pela microscopia óptica. O diagnóstico provável é:

A
glomerulonefrite membranoproliferativa
B
glomeruloesclerose focal e segmentar
C
glomerulonefrite rapidamente progressiva
D
nefrite intersticial aguda
E
trombose da veia renal
Assinale a alternativa CORRETA. Uma mulher de 48 anos apresenta manobra de Finkelstein positiva. Essa paciente deve ter:
Considere as afirmações abaixo sobre obesidade em adultos. I - A incidência de câncer de cólon, reto, vesícula de vias biliares é maior em mulheres obesas. II - A presença de insuficiência renal, de glaucoma, de doença coronariana e de acidente vascular cerebral contraindica o uso de sibutramina em pacientes obesos. III - Uma das complicações da pele associadas à obesidade é a acantose nigricans. Esta reflete resistência à insulina, porém não melhora com a redução de peso. Qual a alternativa correta?
Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira. (1) hipercalcemia (2) hiperfosfatemia (3) hipopotassemia (4) hipofosfatemia (5) hipocalcemia ( ) mieloma múltiplo ( ) insuficiência renal crônica ( ) hiperaldosteronismo primário ( ) desnutrição ( ) hipoparatireoidismo. A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Mulher de 33 anos, apresentando trombose do membro inferior esquerdo, tem história de três abortos espontâneos. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar