Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Você recebe o telefonema de uma mãe cuja filha, de 3 anos de idade, frequenta creche onde ocorreu 1 (um) caso de escarlatina com um colega de sala. A mãe refere que a diretora orientou as mães a procurarem os pediatras de seus filhos. Sabe-se que a criança doente foi afastada e a creche permaneceu aberta. Qual a orientação que você recomenda para sua paciente?

A
Fazer cultura de orofaringe e tratar conforme o resultado.
B
Aplicar penicilina benzatina profilática.
C
Marcar consulta imediatamente para avaliar a possibilidade de doença assintomática.
D
Observar e trazer para consulta, caso a filha apresente alguma alteração clínica.
E
Manter a filha fora da creche por 1 semana.
Um lactente de 10 meses de idade, sem antecedentes de doença respiratória, é levado ao pronto socorro com história de febre e tosse há 72 horas. Ao exame físico apresenta-se em regular estado geral, febril (38,5°C); FR = 55 rpm; FC: 110 bpm. À inspeção do tórax observam-se discretas tiragens intercostais. De acordo com as Normas de Assistência e Controle de Infecções Respiratórias Agudas do Ministério da Saúde, o dado clínico sugestivo de pneumonia nesse caso é:
Hematúria é:
Em relação à Doença Trofoblástica Gestacional (DTG):
A respeito do uso de fórcipe na obstetrícia atual, considerar as assertivas abaixo: I - O fórceps de Piper é o ideal para o manejo da cabeça derradeira. II - A pega ideal é biparietal. III - Nas posições occipitotransversais deve-se tentar a rotação digital da cabeça e, na possibilidade desta, utilizar o fórceps de Simpson. É (São) correta (as) a (s) assertivas:
Compartilhar