Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Mulher de 18 anos apresenta quadro de anemia hemolítica. Pode-se afirmar que os exames solicitados devem mostrar, mais provavelmente,

A
diminuição de haptoglobina, aumento de DHL e aumento de bilirrubinas indiretas.
B
aumento de haptoglobina, aumento de DHL e aumento de bilirrubinas diretas.
C
aumento de haptoglobina, diminuição de DHL e aumento de bilirrubinas indiretas.
D
diminuição de haptoglobina, diminuição de DHL e diminuição de bilirrubinas diretas.
E
aumento de haptoglobina, aumento de DHL e diminuição de bilirrubinas indiretas.
Paciente de 38 anos, Gesta 5 para 4,4 partos normais, há 10 horas em trabalho de parto, apresenta-se com 8 cm de dilatação, colo médio e fino, apresentação cefálica no plano -3 de De Lee. Durante acompanhamento do trabalho de parto o obstetra constatou queda da frequência cardiofetal do tipo DIP III e pequeno sangramento vaginal. Qual a melhor conduta?
Sobre a higienização das mãos, pode-se afirmar: I. Deve ser realizada antes e após qualquer contato com o paciente e precisa ser realizada entre a manipulação de diferentes sítios no mesmo paciente. / II. Não é necessária quando forem usadas luvas e pode ser feita lavagem com água e sabonete ou aplicação de álcool-gel, sendo este último menos eficaz. / III. Remove tanto a microbiota transitória quanto a microbiota residente das mãos e a lavagem das mãos com água e sabão utilizando a técnica correta leva menos de 1 minuto. / IV. Requer obrigatoriamente a retirada de aneis e relógios e o álcool-gel substitui a lavagem das mãos em praticamente todas as situações. Estão CORRETAS:
Paciente masculino, 60 anos, diabético há 20 anos. Avaliado por você no PSF, porque se mudou para Itajaí por ser um local de clima ameno e livre de desastres naturais. Traz exames que realizou 1 ano atrás: (creatinina: 1,0 mg%, Parcial de Urina normal, Proteinúria de 24 horas: 140 mg/24h, Hemograma normal, colesterol e triglicerídeos altos e glicemia de jejum 150 mg%). No exame físico, você observa PA 180/110 mmHg, edema ++/4 em Membros Inferiores (MMII) e sopro na ausculta do abdome e flanco direito. Os pulsos em MMII estão diminuídos à direita. Os exames que você pediu mostram: creatinina: 2,3 mg%, Parcial de Urina normal, Hemograma com Hematócrito: 33% Leucograma normal. O paciente faz uso de captopril, hidroclorotiazida, e medicação para dislipidemia. Usa AAS por indicação do seu cardiologista. Em relação ao relato acima, qual a alternativa mais correta:
Os tumores carcinoides de apêndice representam sua mais comum neoplasia. Estes são derivados das células argentafins do intestino médio. Com base nestas informações, assinale o item correto:
Compartilhar