Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Mulher de 20 anos vai a uma Unidade Básica de Saúde em consulta de puericultura para o filho de 2 meses. Refere que ele tem chorado diariamente devido a cólicas. Utilizou antiespasmódico pelo menos quatro vezes por semana, nas duas últimas semanas. A criança está em aleitamento materno exclusivo. O exame físico é normal. Após anamnese, o médico resolve suspender o leite de vaca da dieta materna. Esta conduta deve ser considerada:

A
incorreta, pois a cólica do lactente associada à ingestão de leite de vaca pelas mães causa apenas manifestações dermatológicas.
B
correta, uma vez que o leite de vaca pode fermentar e aumentar a produção de gases na mãe e na criança.
C
incorreta, pois o leite materno não sofre influência do tipo de alimento que a mãe ingere.
D
correta, pois o leite de vaca pode ser responsável por esta manifestação.
E
incorreta, pois não existem evidências de que o leite de vaca seja causa de cólica na criança.
A doença carencial de maior prevalência no mundo é a que ocorre por de?ciência de Ferro. Crianças são mais acometidas devido a uma série de fatores próprios da infância, principalmente no primeiro ano de vida, fase de rápido crescimento. Assinale a alternativa que indica corretamente o período do aparecimento da carência em questão no referido período do crescimento:
O diagnóstico laboratorial de Síndrome Nefrótico em crianças é con?rmado por: I. Hipoalbuminemia. II. Proteinúria maciça. III. Hiperpotassemia. IV. Hipocolesterolemia. Assinale a alternativa correta.
Adolescente do sexo feminino, 13 anos e 6 meses, chega ao ambulatório com queixa de que “ainda não menstruou”. O exame físico é normal. Tanner: M3P2. A conduta adequada neste caso é:
Sobre a resposta metebólica ao trauma, marque a alternativa incorreta:
Compartilhar