Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Mulher de 20 anos vai a uma Unidade Básica de Saúde em consulta de puericultura para o filho de 2 meses. Refere que ele tem chorado diariamente devido a cólicas. Utilizou antiespasmódico pelo menos quatro vezes por semana, nas duas últimas semanas. A criança está em aleitamento materno exclusivo. O exame físico é normal. Após anamnese, o médico resolve suspender o leite de vaca da dieta materna. Esta conduta deve ser considerada:

A
incorreta, pois a cólica do lactente associada à ingestão de leite de vaca pelas mães causa apenas manifestações dermatológicas.
B
correta, uma vez que o leite de vaca pode fermentar e aumentar a produção de gases na mãe e na criança.
C
incorreta, pois o leite materno não sofre influência do tipo de alimento que a mãe ingere.
D
correta, pois o leite de vaca pode ser responsável por esta manifestação.
E
incorreta, pois não existem evidências de que o leite de vaca seja causa de cólica na criança.
Quais grupos de vacinas abaixo fazem parte do Calendário normal de vacinações oferecidas pela Saúde Pública:
Um homem de 48 anos, assintomático, com IMC = 25 kg/m², sem antecedentes mórbidos significativos, sem história de ingesta excessiva de bebidas alcoólicas, apresenta como única alteração em check-up anual, a presença de ácido úrico = 9,0 mg/dl. A melhor conduta é:
Em relação à fase proliferativa da cicatrização, é INCORRETO afirmar:
Uma gestante é admitida em trabalho de parto, pós-data, com rotura artificial de membranas com 6 cm de dilatação e líquido amniótico meconial. Uma hora após a internação observaram-se alterações da monitoragem fetal, quando foi indicado parto operatório. Recém-nascido com impregnação de mecônio na pele, ativo, chorou ao nascer e apresenta respiração regular, com discreta cianose de extremidades. Neste momento o pediatra deve:
Compartilhar