Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Endocrinologia

Mulher de 22 anos de idade procura ginecologista apresentando turvação visual, concomitante oligomenorreia e galactorreia. Dosagem de prolactina de 105ng/ml. Exame de mama com presença de leite à expressão, ausência de nódulos. Exame ginecológico normal. Dos exames abaixo, qual seria importante para o diagnóstico?

A
Ultrassom pélvico.
B
Mamografia.
C
Hemograma.
D
Radiografia de sela túrcica.
Sobre a trombólise endovenosa no AVC agudo, considere as seguintes afirmativas: 1. A trombólise endovenosa deve ser primeira escolha de tratamento para qualquer isquemia, independentemente da localização. 2. A trombólise endovenosa deve ser excluída se o paciente estiver sob tratamento antitrombótico. 3. A trombólise endovenosa aumenta o índice de transformação hemorrágica, portanto devem-se excluir fontes cardioembólicas. 4. A trombólise endovenosa é tratamento de escolha mesmo diante de oclusão comprovada do tronco da artéria cerebral média. Assinale a alternativa correta.
A abordagem inicial mais comum do paciente grande queimado deve constar dos seguintes itens, EXCETO:
Em relação à convulsão febril é INCORRETO afirmar:
Paciente, com 25 anos de idade, nuligesta, com tumor macroscópico de colo uterino de aproximadamente 4cm de diâmetro. À colposcopia, não foi evidenciada invasão de fórnices vaginais e, ao toque retal, paramétrios são livres. Foi realizada ressonância magnética da pelve que excluiu a possibilidade de invasão vesical e retal, mas evidenciou nítida invasão parametrial bilateral proximal, sem comprometimento da vias urinarias. A melhor conduta a ser adotada é:
Compartilhar