Mulher de 22 anos realiza exame citopatológico de rotina e o resultado no laudo é de lesão epitelial de baixo grau. Qual a conduta mais correta?
A
Abstinência sexual até a finalização da investigação diagnóstica.
B
Colposcopia e biópsia para confirmação do diagnóstico, pois o anatomopatolágico é o exame padrão-ouro.
C
Tranquiliza a paciente e a oriente a realizar novo exame em período de quatro a seis meses, pois na maioria dos casos há regressão espontânea.
D
Sugere estudo de captura híbrida de HPV, pois na quase totalidade dos casos o vírus do papiloma humano é o agente responsável pela lesão.
E
Orienta que lesões de baixo grau são precursoras do carcinoma de colo, e deve iniciar tratamento imediatamente.
Outras questões
Paciente de 24 anos é trazido ao pronto atendimento pelos familiares com edema em lábios e dificuldade respiratória. Os sintomas se iniciaram há cerca de 2 horas, após ter feito uso de diclofenaco para contusão sofrida em jogo de futebol. A mãe refere que houve um quadro semelhante quando o paciente tinha 7 anos e lhe foi administrada aspirina. Sobre o quadro apresentado, é INCORRETO afirmar:
Nos casos de neuropatias decorrentes de hanseníase, é frequente a presença de espessamento de nervos:
Paciente do sexo feminino, 30 anos de idade, nulípara, usa anticonceptivo oral há 10 anos. Passou a apresentar dor abdominal no hipocôndrio direito. A investigação demonstrou a presença de nódulo de 4 cm, compatível com adenoma hepático, confirmado por biópsia. A conduta a ser tomada é:
Paciente feminina de 25 anos procura auxílio médico por lesões eritematosas fotossensíveis em regiões malares bilateralmente, de quatro meses de evolução. Apresenta também queixa de mal-estar geral e artralgias. Na revisão de sistemas, apresenta perda de cabelo e fenômeno de Raynaud. Ao exame físico, apresenta rash malar poupando o sulco naso-labial e artrite de pequenas articulações de mãos. Traz exames subsidiários, notáveis por anemia normocrômica e normocítica leve, plaquetas de 100.000 por mm³ e um FAN de 1:640 em célula Hep-2, com padrão homogêneo. Com relação a essa paciente, é INCORRETO afirmar: