Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Mulher de 22 anos realiza exame citopatológico de rotina e o resultado no laudo é de lesão epitelial de baixo grau. Qual a conduta mais correta?

A
Abstinência sexual até a finalização da investigação diagnóstica.
B
Colposcopia e biópsia para confirmação do diagnóstico, pois o anatomopatolágico é o exame padrão-ouro.
C
Tranquiliza a paciente e a oriente a realizar novo exame em período de quatro a seis meses, pois na maioria dos casos há regressão espontânea.
D
Sugere estudo de captura híbrida de HPV, pois na quase totalidade dos casos o vírus do papiloma humano é o agente responsável pela lesão.
E
Orienta que lesões de baixo grau são precursoras do carcinoma de colo, e deve iniciar tratamento imediatamente.
Lactente, 3 semanas, é atendido com vômitos há 5 dias. Exame físico: desidratação moderada, taquicardia, genitália ambígua. Sódio sérico 120 mEq/L, potássio sérico 7,5 mEq/L, HCO³ 12 mEq/L, ureia: 20 mg/dl. Além da reposição hidroeletrolítica, você deverá administrar:
Uma criança com cetoacidose diabética apresenta: glicemia 500 mg/dL; sódio sérico 126 mEq/L; potássio sérico 4 mEq/L; cloro 80 mEq/L; ureia 16 mEq/L; e HCO3 6 mEq/L. A conduta inicial mais apropriada nesse caso é:
Quanto à leucemia mieloide crônica (LMC) com cromossomo Philadelphia positivo, assinale a alternativa CORRETA:
Em uma consulta de rotina, com o paciente sentado e com um minuto de intervalo entre cada medida, são obtidas as seguintes medidas de pressão arterial: Primeira medida - 170/100 mmHg; Segunda medida - 160/100 mmHg; Terceira medida - 165/95 mmHg. Nesta situação, o médico deve:
Compartilhar