Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Mulher de 22 anos realiza exame citopatológico de rotina e o resultado no laudo é de lesão epitelial de baixo grau. Qual a conduta mais correta?

A
Abstinência sexual até a finalização da investigação diagnóstica.
B
Colposcopia e biópsia para confirmação do diagnóstico, pois o anatomopatolágico é o exame padrão-ouro.
C
Tranquiliza a paciente e a oriente a realizar novo exame em período de quatro a seis meses, pois na maioria dos casos há regressão espontânea.
D
Sugere estudo de captura híbrida de HPV, pois na quase totalidade dos casos o vírus do papiloma humano é o agente responsável pela lesão.
E
Orienta que lesões de baixo grau são precursoras do carcinoma de colo, e deve iniciar tratamento imediatamente.
Você foi chamado para avaliar um paciente de 62 anos de idade, do sexo masculino, que apresentava tremor intermitente na mão esquerda e vago desconforto no braço esquerdo. Ao exame físico, você observou tremor mínimo de repouso na mão esquerda que desaparecia com o uso do membro. Leve rigidez no punho e no cotovelo esquerdos e diminuição do movimento conjugado dos membros superiores durante exame da marcha. Assinale a alternativa que contenha a HIPÓTESE DIAGNÓSTICA MAIS PROVÁVEL:
Um paciente de 54 anos de idade se apresenta para a consulta relatando dor torácica relacionada aos esforços, com piora progressiva dos sintomas. Refere ser diabético, hipertenso, portador de hiperlipidemia e fumante de 20 cigarros/dia, assinale a alternativa CORRETA quanto à abordagem diagnóstica MAIS APROPRIADA para esse paciente: Referência: GOLDMAN, L.; AUSIELLO, D. Cecil - Tratado de Medicina Interna - 21ª Edição.
Artefatos produzidos por potenciais cardíacos, respiratórios, musculares e oculares são conhecidos como:
São critérios que permitem a retirada da cânula de traqueostomia, EXCETO:
Compartilhar