Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Mulher de 23 anos, usuária de cocaína IV, chega à emergência sonolenta, desorientada, taquipneica, com febre alta, dor pleurítica bilateral e tosse produtiva com expectoração sanguino-purulenta há 3 dias. Qual dos seguintes diagnósticos pode justificar o quadro acima?

A
Endocardite por S. aureus
B
Pneumonia por Mycoplasma
C
Pneumonia por fungos associada ao HIV
D
Sepse estreptocócica
A aquisição da linguagem depende de um aparato neurobiológico e social, de um parto sem intercorrências e da interação social desde sua concepção. Alteração em qualquer uma dessas frentes pode prejudicar sua aquisição e seu desenvolvimento. Assinale a alternativa correta sobre aquisição da linguagem.
Lactente, Clara, 4 meses, é levada pela sua mãe à consulta pediátrica de rotina. Durante a consulta, o pediatra questiona sobre como está a sua alimentação e o seu desenvolvimento. Considerando-se a sua faixa etária, as respostas a essas perguntas, estando esses critérios adequados, deveriam ser, respectivamente:
Um paciente de 84 anos é levado por familiares ao pronto-socorro por apresentar agitação psicomotora e confusão mental de início há um dia. Após o atendimento inicial e a coleta de exames para elucidação diagnóstica, o médico deverá diagnosticar delirium caso o paciente também apresente:
Qual a técnica de imagem mais adequada para avaliar doenças das cavidades paranasais e nasais?
Compartilhar