Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Mulher de 24 anos, gestante de aproximadamente 08 semanas, procura orientação médica, referindo dores musculares, febre e cefaléia há 24 horas. Refere que há cerca de 2 semanas teve sua casa invadida por enchente, e manteve íntimo contato com as águas. Dentre as assertivas abaixo, assinale a incorreta:

A
Dengue, gripe ou outras viroses, além de leptospirose fazem parte das hipóteses diagnósticas.
B
No caso acima, pensando-se em doença bacteriana, causada por espiroqueta, normalmente a CPK ( creatinofosfoquinase ), encontra-se elevada na grande maiorias das vezes.
C
Esta condição pode levar à infecção intra-uterina, com risco de abortamento, nati-mortalidade e parto prematuro, geralmente correlacionada com a gravidade da doença materna.
D
O tratamento preconizado é doxacilina 100mg 2 x dia por 7 dias.
E
Em havendo nascimento,na vigência da infecção a amamentação estará contraindicada.
Criança de 8 meses de idade, em uso de leite de vaca há 2 meses, pai fumante e mãe leve crises asmáticas na infância, apresenta febre baixa, coriza hialina, tosse seca e sibilos pulmonares difusos. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Qual das manobras propedêuticas abaixo, quando positiva, melhor representa o acometimento inflamatório das articulações sacroilíacas?
A anatomia segmentar hepática, como originalmente descrita por Claude Couinaud, apresenta a terminologia que deve ser usada para descrever as ressecções hepáticas de acordo com o consenso da conferência internacional de Brisbane, de 2000. De acordo com essa nomenclatura, a trissegmentectomia direita e a trissegmentectomia esquerda consistem na ressecção dos seguintes segmentos, respectivamente:
São afirmativas verdadeiras sobre o câncer de vesícula biliar, EXCETO:
Compartilhar