Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Mulher de 24 anos, gestante de aproximadamente 08 semanas, procura orientação médica, referindo dores musculares, febre e cefaléia há 24 horas. Refere que há cerca de 2 semanas teve sua casa invadida por enchente, e manteve íntimo contato com as águas. Dentre as assertivas abaixo, assinale a incorreta:

A
Dengue, gripe ou outras viroses, além de leptospirose fazem parte das hipóteses diagnósticas.
B
No caso acima, pensando-se em doença bacteriana, causada por espiroqueta, normalmente a CPK ( creatinofosfoquinase ), encontra-se elevada na grande maiorias das vezes.
C
Esta condição pode levar à infecção intra-uterina, com risco de abortamento, nati-mortalidade e parto prematuro, geralmente correlacionada com a gravidade da doença materna.
D
O tratamento preconizado é doxacilina 100mg 2 x dia por 7 dias.
E
Em havendo nascimento,na vigência da infecção a amamentação estará contraindicada.
Considerando a avaliação pré-operatória de pacientes que serão submetidos a procedimentos cirúrgicos, associe a classificação de status físico segundo a Sociedade Americana de Anestesiologia- ASA (coluna da esquerda) às situações clínicas(coluna de direita). 1- ASA I 2- ASA II 3- ASA III 4- ASA IV 5- ASA V ( ) Homem de 40 anos é portador de hipertensão arterial sistêmica compensada com o uso de tiazídico. ( ) Homem de 60 anos, com história de infarto do miocárdio há 2 dias e arritmia cardíaca, tem indicação cirúrgica para tratamento de oclusão arterial embólica em membro inferior. ( ) Mulher de 55 anos é portadora de diabetes melito tipo I (glicemia de jejum de 250 mg/dl) e de hipertensão arterial (160/110 mmHg). A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita, é:
Associe os tratamentos para fimose (coluna da esquerda) ás situações clínicas para as quais estão mais indicados (coluna da direita). 1- Retração forçada do prepúcio 2- Aplicação de corticosteroide tópico 3- Postectomia ou circuncisão 4- Postoplastia 5- Conduta expectante ( ) Lactente de 6 meses de idade com refluxo vesicoureteral e infecção urinaria de repetição. ( ) Menino de 2 anos com anel prepucial que impede a exteriorização da glande ( ) Menino de 5 anos com aderência balanoprepucial, prurido e hiperemia do prepúcio. A sequência numérica correta de cima para baixo, da coluna da direita, é:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente as lacunas do trecho abaixo: Na síndrome da veia cava superior, o fluxo pode ser bloqueado por compressão extrínseca, trombose, invasão direta ou infiltração tumoral da parede do vaso, ou por uma combinação desses mecanismos. Antes da década de 1950, a maioria das causas eram...... como, por exemplo, ........ . A partir de então, houve um incremento nas causas ............ , e hoje a mais frequente é ......... .
Qual das medidas abaixo não deve ser adotada na prevenção da recorrência de urolitíase por oxalato de cálcio em pacientes com hipercalciúria renal?
Compartilhar