Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Neurologia

Mulher de 25 anos, em consulta num posto de saúde, apresenta há 1 ano episódios frequentes de cefaleia hemicraniana esquerda de forte intensidade, com duração de até 24 horas. As crises ocorrem 4 a 5 vezes por mês, são acompanhadas de náusea, pioram em ambientes barulhentos e não respondem ao uso de paracetamol. O médico que a examinou prescreveu dois medicamentos: o primeiro, de uso diário, para prevenir as crises de cefaleia e o segundo, para ser usado somente quando houver dor. Dentre os abaixo, os medicamentos adequados são, respectivamente:

A
rizatriptano e verapamil
B
amitriptilina e fluoxetina
C
propranolol e sumatriptano
D
sertralina e atenolol
E
prednisona e ergotamina
Homem, 38 anos, pedreiro, procura UBS por primeiro episódio de dor lombar irradiada para região sacra há 48 horas. Apresenta contratura da musculatura paravertebral lombar, com força e reflexos normais. Qual é a conduta correta?
Quase todos os casos de sangramento gastrointestinal superior agudo se apresentam na forma de hematêmese, embora um sangramento vivo possa apresentar-se como hematoquezia. Apesar dos avanços progressivos no diagnóstico, a mortalidade permanece próxima de 15% em pacientes idosos. A respeito do assunto considere se as seguintes afirmativas são Verdadeiras (V) ou Falsas (F). i. Concentração de hemoglobina no sangue e hematócrito são marcadores pouco confiáveis de perda de sangue aguda. ii. A restauração inicial do volume pode ser feita com a infusão de soluções eletrolíticas isotônicas, até que os sinais vitais tenham se estabilizado. iii. Os antagonistas dos receptores H² consistem na escolha medicamentosa inicial, em altas doses e por via venosa. iv. Os métodos mecânicos para terapia endoscópica têm efeito similar à termoterapia. Marque a alternativa correta.
O divertículo de Meckel, malformação congênita do intestino delgado:
Escolar de seis anos, sexo masculino, é levado à consulta devido o quadro de claudicação. Mãe relata que seu filho apresentou episódio de resfriado há 10 dias e que não notou nenhuma outra anormalidade. Exame físico: a febril, bom estado geral, dor e limitação de movimentos do quadril direito. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Compartilhar