Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Reumatologia

Mulher de 28 anos, com artrite reumatoide, apresenta-­se com piora da artrite. Ela toma Naproxen 500 mg 02 vezes ao dia e prednisona 05 mg/dia. Ao exame, sinovites em várias pequenas articulações das mãos e pés. Tem relato de Hepatite C. Qual dos seguintes é o passo mais apropriado na terapêutica desta paciente?

A
Adicionar metotrexato 10 mg VO 01 vez por semana.
B
Trocar prednisona por dexametasona 75 mg/dia.
C
Adicionar hidroxicloroquina 400 mg VO/dia.
D
Trocar Naproxen por Celecoxib 200 mg 02 vezes ao dia.
E
Adicionar Leflunomida 100 mg/dia por 03 dias, depois 20 mg VO ao dia.
Na prevenção da morte súbita cardíaca pós IAM em paciente com fração de ejeção < 40% você indicaria inicialmente:
Uma criança, com dois anos de idade, sexo masculino, é atendida no serviço de Pronto Atendimento. A mãe relata que a criança vem apresentando sintomas de obstrução nasal e secreção hialina há seis dias, evoluindo com febre (dois picos diários de 38,8 ºC) nos últimos dois dias, irritabilidade, dificuldade de aceitação da alimentação, sobretudo da mamadeira que é oferecida à noite, após deitar. O exame físico mostra abaulamento da membrana timpânica esquerda. Qual a principal hipótese diagnóstica e a conduta terapêutica?
Em relação ao blues puerperal, assinale a alternativa INCORRETA.
Você atende no ambulatório mulher de 32 anos com queixa de queimação epigástrica e plenitude pós-prandial. Não há história de uso recente de quaisquer medicações e o exame físico é normal. Para avaliar doença ulcerosa péptica nessa paciente, qual dos testes abaixo deve ser solicitado?
Compartilhar