Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Mulher de 28 anos de idade, que apresentava IMC (índice de massa corporal) de 42 kg/m², foi submetida a cirurgia de Capella. Um ano após, engravida e procura assistência pré-natal com gestação de 13 semanas. Acerca desse quadro clínico, assinale a alternativa INCORRETA.

A
Fazer teste de tolerância a glicose oral ao redor de 24 semanas.
B
Pode apresentar deficiência de ferro, de folato e de cálcio.
C
O antecedente cirúrgico da paciente não deve ser indicação de cesariana.
D
Essa paciente não vai apresentar resultado perinatal pior quando comparada com gestante sem esse antecedente cirúrgico.
E
As anemias causadas pelas deficiências de ferro e da vitamina B12 podem chegar a níveis transfusionais.
Paciente vítima de agressão com hematomas e escoriações no abdome. Qual dos seguintes achados indicaria a necessidade absoluta de laparotomia de emergência:
Homem de 21 anos relata história de dor abdominal em FID há 3 dias, acompanhado de vômitos e febre. Foi submetido a laparotomia exploradora com achado de abscesso localizado decorrente de apendicite aguda. Foi feito coleta de conteúdo purulento para cultura, apendicectomia e drenagem da goteira perieto-cólica direita com dreno túbulo-laminar. No terceiro pós-operatório, após realimentação oral do paciente, este apresentou distensão abdominal, acompanhada de dor em cólica e vômitos. Assinale abaixo a conduta mais adequada para este caso:
Paciente vítima de grave desastre (soterramento), com politrauma, está sob ventilação mecânica e pressão expiratória final positiva (PEEP). Do ponto de vista fisiológico, a PEEP irá:
Com referência ao caso clínico de um paciente com obstrução mecânica do intestino delgado, assinale a opção incorreta.
Compartilhar