Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Mulher de 29 anos apresenta-se em trabalho de parto após gestação de 39 semanas. Foi diagnosticada durante o 2º trimestre da gestação como tendo diabetes gestacional e tratada com dieta. O exame ultrassonográfico mostrou um feto com peso de 4000g não se identificou nenhuma anomalia congênita. Após um parto prolongado, caracterizado pela falta de descida da cabeça, foi diagnosticada desproporção cefalopélvica e feita a intervenção cirúrgica (cesariana). Nasceu um neonato pletórico, com peso de 4000g. Constatou-se que o neonato exibia esforços respiratórios irregulares e uma frequência cardíaca de 100 bpm logo após nascimento. O índice de Apgar no 1º minuto foi de 05; o pH do cordão umbilical foi de 7.10. Este neonato está em risco dos eventos abaixo, exceto:

A
Hemorragia intracraniana.
B
Hipoglicemia.
C
Hiperviscosidade.
D
Hiperbilirrubinemia.
E
Doença de membrana hialina.
A seleção pré-operatória de pacientes para a operação de redução de peso deve basear-se estritamente nas orientações do NIH. São eles, EXCETO:
Um garoto de 5 anos de idade se apresenta ao seu pediatra com prurido e dor abdominal. Ele estava bem até 8 dias atrás, quando apresentou um rash cutâneo. Seu abdome iniciou a doer hoje e, portanto, ele foi trazido ao médico. Vacinas em dia, e não toma nenhuma medicação. Ao exame, ele tem um rash cutâneo nas pernas, que consiste em pequenas manchas vermelhas de 1 a 3 mm de tamanho. Seu exame no abdome é inocente, mas a pesquisa de sangue oculto nas fezes é positiva. Ele também apresenta hematúria +/4+. Estes sintomas são relativos ao diagnóstico de:
Durante uma visita de rotina ao pediatra, um garoto de 10 anos de idade apresenta uma glicemia de 220 mg/dL. Após mais algumas perguntas, relata a mãe que ele sempre parece sedento e perdeu vários quilos ao longo dos últimos meses, os quais havia atribuído à intensa prática de futebol e à agitação de sua vida diária. Um exame-fita de urina no consultório mostra 4+ de glicose e 2+ de cetonas. Seus exames iniciais de laboratório mostram Na+ 132, K+ 3,7, Cl- 110, HCO3- 15, glicose 220, ureia 18, creatinina 0,5. Glicemias de jejum em dois dias consecutivos confirmaram os valores iniciais. Nenhuma outra alteração física ou laboratorial é descrita. Com base nessas informações, a etapa inicial mais adequada no cuidado do paciente é:
Um bebê de 2 meses do sexo feminino, recém-diagnosticada com estenose pilórica é admitida na unidade de pediatria do hospital de sua comunidade para administração de fluidos intravenosos por causa de vômitos prolongados e incapacidade de manter ingestão oral adequada. Assinale a alternativa que mostra o melhor resultado da análise de eletrólitos séricos e gasometria arterial deste paciente.
Compartilhar