Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Mulher de 29 anos apresenta-se em trabalho de parto após gestação de 39 semanas. Foi diagnosticada durante o 2º trimestre da gestação como tendo diabetes gestacional e tratada com dieta. O exame ultrassonográfico mostrou um feto com peso de 4000g não se identificou nenhuma anomalia congênita. Após um parto prolongado, caracterizado pela falta de descida da cabeça, foi diagnosticada desproporção cefalopélvica e feita a intervenção cirúrgica (cesariana). Nasceu um neonato pletórico, com peso de 4000g. Constatou-se que o neonato exibia esforços respiratórios irregulares e uma frequência cardíaca de 100 bpm logo após nascimento. O índice de Apgar no 1º minuto foi de 05; o pH do cordão umbilical foi de 7.10. Este neonato está em risco dos eventos abaixo, exceto:

A
Hemorragia intracraniana.
B
Hipoglicemia.
C
Hiperviscosidade.
D
Hiperbilirrubinemia.
E
Doença de membrana hialina.
Qual das seguintes vacinas NÃO deve ser administrada a uma menina de 8 anos de idade que nunca foi imunizada previamente?
Um menino de 4 anos de idade apresenta-se em um pronto-socorro com uma história de vômitos (seis episódios inicialmente claros e em seguida de cor amarelada) e diarreia (8 episódios, fezes aquosas). A criança apresenta febre (38,5 °C). Seus pais suspenderam a alimentação e iniciaram água de coco, que ele vomitava logo em seguida. Ele urinou apenas duas vezes nas últimas 12 horas. A criança sente-se fraca, e aparenta palidez cutaneomucosa. Considerando o quadro clínico, qual a conduta mais adequada?
Um casal que acabou de ganhar um bebê é atendido no ambulatório, e pergunta sobre qual medida mais eficaz para reduzir a chance da ocorrência da síndrome da morte súbita da infância. A orientação mais adequada é posicionar o bebê em qual posição de dormir?
Os sinais do “limão” e da “banana” são achados sonográficos observados na:
Compartilhar