Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Mulher de 29 anos apresenta-se em trabalho de parto após gestação de 39 semanas. Foi diagnosticada durante o 2º trimestre da gestação como tendo diabetes gestacional e tratada com dieta. O exame ultrassonográfico mostrou um feto com peso de 4000g não se identificou nenhuma anomalia congênita. Após um parto prolongado, caracterizado pela falta de descida da cabeça, foi diagnosticada desproporção cefalopélvica e feita a intervenção cirúrgica (cesariana). Nasceu um neonato pletórico, com peso de 4000g. Constatou-se que o neonato exibia esforços respiratórios irregulares e uma frequência cardíaca de 100 bpm logo após nascimento. O índice de Apgar no 1º minuto foi de 05; o pH do cordão umbilical foi de 7.10. Este neonato está em risco dos eventos abaixo, exceto:

A
Hemorragia intracraniana.
B
Hipoglicemia.
C
Hiperviscosidade.
D
Hiperbilirrubinemia.
E
Doença de membrana hialina.
A cirurgia descrita por Sistrunk, em 1928, é realizada para o tratamento de:
Mulher 53 anos, branca, em consulta com proctologista, refere ser portadora de nefrolitíase e que em exame tomográfico recente foram constatados divertículos cólicos. Nega alterações intestinais e dor abdominal. Nega história familiar para câncer colorretal (CCR). Diante desse caso, assinale a alternativa correta:
Um homem procura médico para orientação sobre quando deve iniciar prevenção para neoplasia de próstata e a que exames deve ser submetido. Qual deve ser a resposta do médico?
Uma paciente de 25 anos tem história de dor epigástrica há 12 horas, que evoluiu para dor no hipogástrico e na fossa ilíaca direita, associada a anorexia, episodios isolados de náuseas e vômitos. Ao exame físico do abdome, nota-se dor à percussão, compressão e descompressão brusca no quadrante inferior direito do abdome. Assinale a alternativa incorreta:
Compartilhar