Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Mulher de 29 anos, usuária de DIU há 1 ano, chega ao pronto-socorro com dor em fossa ilíaca direita de início súbito, acompanhada de tontura, náuseas e escurecimento visual e sangramento vaginal. Referia última menstruação há cerca de 40 dias. Ao exame, está descorada, PA 80x40 mmHg, pulso de 110 bat/mim. Abdome tenso, doloroso em fossa ilíaca direita, com descompressão brusca presente. Observa-se sangramento pelo colo uterino, colo impérvio, útero discretamente aumentado e doloroso, abaulamento do fórnice vaginal posterior. Qual é o diagnóstico mais provável?

A
Abortamento evitável.
B
Cisto roto de ovário.
C
Prenhez ectópica rota.
D
Abscesso tubovariano.
E
Abortamento incompleto.
Por que os profissionais de saúde avaliam o desenvolvimento motor dos bebês durante exames rotineiros de puericultura?
O aneurisma de aorta abdominal:
Um menino de 2 anos dá entrada na emergência apresentando crises convulsivas tônico-clônicas generalizadas desde que foi trazido de casa, no colo da mãe, em automóvel comum. Inconsciente, apresenta saturação de oxigênio = 89%, pressão arterial, pulsos e frequência cardíaca normais. A conduta inicial imediata a ser tomada é:
Sobre as Fraturas Supracondilianas Umerais com desvio dos fragmentos da fratura, em crianças, leia as assertivas abaixo e assinale a correta:
Compartilhar