Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Mulher de 29 anos, usuária de DIU há 1 ano, chega ao pronto-socorro com dor em fossa ilíaca direita de início súbito, acompanhada de tontura, náuseas e escurecimento visual e sangramento vaginal. Referia última menstruação há cerca de 40 dias. Ao exame, está descorada, PA 80x40 mmHg, pulso de 110 bat/mim. Abdome tenso, doloroso em fossa ilíaca direita, com descompressão brusca presente. Observa-se sangramento pelo colo uterino, colo impérvio, útero discretamente aumentado e doloroso, abaulamento do fórnice vaginal posterior. Qual é o diagnóstico mais provável?

A
Abortamento evitável.
B
Cisto roto de ovário.
C
Prenhez ectópica rota.
D
Abscesso tubovariano.
E
Abortamento incompleto.
A adolescência é uma fase evolutiva do ser humano caracterizada por profundas modificações biopsicossociais. Sobre essa fase, assinale a alternativa correta:
Menina com 6 anos de idade, apresentou quadro importante de tosse. O médico residente achou o quadro clínico sugestivo de síndrome de Löeffler. Em quais verminoses há uma fase larvária pulmonar obrigatória?
Uma mulher de 20 anos vítima de um acidente de carro, com capotamento e incêndio no compartimento do motor, estava usando cinto de segurança, por isso não sofreu fraturas ou trauma abdominal; apenas uma queimadura de terceiro grau, em faixa circunferencial, na perna esquerda. Após seis horas de observação, queixa-se de dormência e dor no pé esquerdo. Ao exame, o pulso pedioso esquerdo apresenta amplitude diminuída. Nesse caso, a conduta mais adequada é
Mulher de 18 anos apresenta quadro de anemia hemolítica. Pode-se afirmar que os exames solicitados devem mostrar, mais provavelmente,
Compartilhar