Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Paciente de 48 anos faz uso de sulfonilureia para o tratamento de diabetes mellitus, além de atividade física e dieta. O principal modo de ação da droga é dado:

A
pelo retardo da absorção de carboidratos.
B
pelo aumento da secreção de insulina pancreática.
C
pelo aumento da sensibilidade insulínica no músculo.
D
pelo aumento da sensibilidade insulínica no tecido adiposo.
E
pela diminuição da produção hepática de glicose.
Lactente de 9 meses apresenta-se no pronto atendimento em estado de mal epiléptico (mais de 30 minutos de duração). A despeito do tratamento instituído, persiste a atividade convulsiva e instala-se o estado de mal epiléptico refratário. A droga de escolha a se utilizar neste momento no paciente é:
Vinte e quatro horas após ter recebido as vacinas preconizadas pelo atual calendário básico do Ministério da Saúde para os quatro meses de idade, Ana apresentou crise convulsiva tônico-clônicas generalizadas. Ela já controlava o tônus cervical e apresentava sorriso social, tendo perdido tais marcos de desenvolvimento. Sua gestação e parto não apresentaram intercorrências e ela foi considerada normal até a época dessa ocorrência. Não foi identificado nenhum vínculo epidemiológico com pessoas com doenças febris. A vacina provavelmente relacionada a este efeito adverso grave é a:
Tratando-se de Ruptura Prematura Pré-termo de Membranas (RPPM), pode-se afirmar:
São causas de crises convulsivas no período neonatal, EXCETO:
Compartilhar