Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Mulher de 30 anos, assintomática, realiza exames de screening para a empresa que trabalha, sendo encontrado um TSH elevado. Recomenda-se, nesse momento,

A
observação por 2 meses.
B
repetir o TSH em 2 semanas.
C
repetir o TSH e fazer o T4 livre.
D
repetir o TSH e fazer o T3.
E
fazer o T3 e anti-TPO.
Paciente, 23 anos, após traumatismo abdominal fechado, apresenta dor em andar superior do abdome, náuseas e vômitos. Ao exame radiológico contrastado do tubo digestivo, observa-se imagem de “mola em espiral” na segunda e terceira porções do duodeno. O diagnóstico provável é de:
Em relação à sorologia para diagnóstico da sífilis, é CORRETO afirmar:
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue o item a seguir. O coagulograma completo é dispensável, a menos que haja história pessoal ou familial de coagulopatia ou hepatopatia, em operações de grande porte ou vasculares e em pacientes que fazem uso de drogas que possam alterar a coagulação.
Paciente masculino, 27 anos, HIV+, em terapia ARV, com CD4 adequado e carga viral baixa, iniciou quadro de febre (38,2°C) e rinorreia clara há 1 dia. Evoluiu com cefaleia frontal leve/moderada, congestão nasal e hiposmia. A rinorreia tornou-se amarelada e a dor localizou-se principalmente na hemiface esquerda, mantendo a intensidade e os demais sintomas. Passados 4 dias, procurou a UBS e você o atendeu. Marque a alternativa correspondente ao diagnóstico e à conduta mais adequada nesse caso:
Compartilhar