Mulher de 30 anos, sem doenças prévias, procura Pronto-Socorro de um hospital escola com quadro de diarreia aguda. O médico preceptor pediu aos 4 alunos que o acompanhavam que correlacionassem os aspectos epidemiologicos, clínicos e laboratorias com a provável etologia do quadro. O único aluno que ERROU disse que:
A
Na diarreia aguda inflamatória ocorre presença de leucócitos polimorfonucleares nas fezes e lactoferrina fecal aumentada.
B
O tenesmo retal aparece quando há proctite, como sucede em casos de shigelose e amebíase.
C
As enterotoxinas induzem diarreia aquosa atuando sobre os mecanismos secretores da mucosa intestinal e as citotoxinas destroem as células da mucosa causando diarreia inflamatória.
D
As diarreias causadas por rotavírus e norovírus costumam apresentar-se com muco e sangue nas fezes.
Outras questões
Um menino de 3 anos é trazido à Emergência pelos pais devido à piora na tosse, iniciada há alguns dias. Sua tosse passou a ser acompanhada de secreção espessa em grande quantidade no dia de hoje. Os pais negam contato com outras crianças doentes. Sua temperatura é 39°C e nota-se estridor inspiratório, além de tiragens. Uma radiografia simples da região cervical com incidência para partes moles mostra edema subglótico. Qual o próximo passo na conduta desse paciente?
Gabriel, 30 anos, procura a Unidade de Saúde da Família com queixa de hiperemia conjuntival, dor ocular, náuseas e cefaleia. Ao exame nota-se injeção ciliar, edema de córnea, pupila em discreta midríase paralítica. Qual o diagnóstico de Gabriel?
A obstrução intestinal por cálculo biliar ocorre, mais frequentemente, no:
O tronco celíaco constitiu um importante ponto de referência na cirurgia abdominal. Fazem parte do tronco celíaco: