Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Infectologia

Mulher de 30 anos, sem doenças prévias, procura Pronto-Socorro de um hospital escola com quadro de diarreia aguda. O médico preceptor pediu aos 4 alunos que o acompanhavam que correlacionassem os aspectos epidemiologicos, clínicos e laboratorias com a provável etologia do quadro. O único aluno que ERROU disse que:

A
Na diarreia aguda inflamatória ocorre presença de leucócitos polimorfonucleares nas fezes e lactoferrina fecal aumentada.
B
O tenesmo retal aparece quando há proctite, como sucede em casos de shigelose e amebíase.
C
As enterotoxinas induzem diarreia aquosa atuando sobre os mecanismos secretores da mucosa intestinal e as citotoxinas destroem as células da mucosa causando diarreia inflamatória.
D
As diarreias causadas por rotavírus e norovírus costumam apresentar-se com muco e sangue nas fezes.
Considerando-se a frequência de neonatos que precisam de algum procedimento de reanimação e a rapidez com que tais manobras devam ser iniciadas , é correto afirmar que: I- A reversão da hipóxia, acidose e bradicardia depende basicamente da insuflação adequada dos pulmões com ar ou oxigênio. II- O balão autoinflável utilizado na reanimação neonatal não deve exceder 1000ml e estar conectado à fonte de oxigênio regulada a 10l/min. III- As indicações de Ventilação por pressão positiva (VPP) com balão e máscara incluem: apneia ou gasping, hérnia diafragmática, cianose persistente ou FC menor que 100bpm. IV- A inserção da sonda orogástrica deve ser realizada após VPP prolongada e serve para diminuir a distensão gástrica e evitar broncoaspiração. V- Na VPP, quando não se observa movimento torácico adequado, sempre devemos trocar o balão por de maior capacidade, assim como o tamanho da máscara. As afirmativas corretas são:
Qual o sintoma mais comum na doença hemorroidária interna?
Assinale a alternativa que apresenta as células predominantes durante a fase proliferativa de uma ferida em cicatrização.
Qual das afirmativas abaixo a respeito das citoquinas relacionadas a resposta inflamatória a agressão cirúrgica esta INCORRETA:
Compartilhar