Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Infectologia

Mulher de 30 anos, sem doenças prévias, procura Pronto-Socorro de um hospital escola com quadro de diarreia aguda. O médico preceptor pediu aos 4 alunos que o acompanhavam que correlacionassem os aspectos epidemiologicos, clínicos e laboratorias com a provável etologia do quadro. O único aluno que ERROU disse que:

A
Na diarreia aguda inflamatória ocorre presença de leucócitos polimorfonucleares nas fezes e lactoferrina fecal aumentada.
B
O tenesmo retal aparece quando há proctite, como sucede em casos de shigelose e amebíase.
C
As enterotoxinas induzem diarreia aquosa atuando sobre os mecanismos secretores da mucosa intestinal e as citotoxinas destroem as células da mucosa causando diarreia inflamatória.
D
As diarreias causadas por rotavírus e norovírus costumam apresentar-se com muco e sangue nas fezes.
Em relação aos tuberculostáticos, é correto afirmar:
O mecanismo pelo qual os Anti-inflamatórios Não Hormonais (AINH) podem levar à Insuficiência Renal (IR) é:
Paciente vítima de atropelamento é levada ao P.S. por terceiros. Apresenta-se dispineico, com confusão no terço inferior do hemitórax esquerdo. O murmúrio vesicular se encontra diminuído à esquerda e a traqueia está centrada. Sat O2 85%. O pulso é fino, 120 bpm PA 80x50 mmHg. Apresenta confusão parieto occipital com otorragia e diminuição do nível de consciência, falando palavras desconexas, com movimentos descoordenados, sem abertura espontânea dos olhos. Apresenta ainda, bacia estável, deformidade e aumento do volume da coxa direita. Marque a alternativa correta:
O seguimento do paciente com cirrose para diagnóstico de Hepatocarcinoma deverá ser feito como?
Compartilhar