Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Infectologia

Mulher de 30 anos, sem doenças prévias, procura Pronto-Socorro de um hospital escola com quadro de diarreia aguda. O médico preceptor pediu aos 4 alunos que o acompanhavam que correlacionassem os aspectos epidemiologicos, clínicos e laboratorias com a provável etologia do quadro. O único aluno que ERROU disse que:

A
Na diarreia aguda inflamatória ocorre presença de leucócitos polimorfonucleares nas fezes e lactoferrina fecal aumentada.
B
O tenesmo retal aparece quando há proctite, como sucede em casos de shigelose e amebíase.
C
As enterotoxinas induzem diarreia aquosa atuando sobre os mecanismos secretores da mucosa intestinal e as citotoxinas destroem as células da mucosa causando diarreia inflamatória.
D
As diarreias causadas por rotavírus e norovírus costumam apresentar-se com muco e sangue nas fezes.
A mononucleose infecciosa é a síndrome clínica mais bem conhecida causada pelo vírus Epstein-Barr (EBV). Tendo em vista essa assertiva, indique a resposta correta.
A parotidite pode ocorrer em pacientes cirúrgicos, principalmente em indivíduos idosos desidratados. O tratamento deve ser direcionado no sentido de reidratação, estimulação da salivação e administração de antibióticos contra o agente etiológico mais comum, conhecido como:
Dificuldade respiratória, cianose e episódios repetidos de pneumonia em criança sugerem a presença de:
Assinale as mais comuns lesões císticas do fígado:
Compartilhar