Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Reumatologia

Mulher de 31 anos de idade iniciou quadro de febre, perda de peso, fadiga e feridas na boca. Apareceram dores no joelho, tornozelo e cotovelo. Edema palpebral e de tornozelos. Ao exame físico: mucosas descoradas +/4+, alopécia, lesão na face eritematopapulosa, linfoadenopatia generalizada e edema de membros inferiores (+/4+). Foi internada no HCTO e os resultados de exames complementares foram os seguintes: hemograma com anemia, leucopenia e linfopenia, FAN, anti-dsDNA e anti SM positivos, EAS com proteinúria, cilindros hialinos e granulosos. Proteinúria de 4,5 g/24 horas. A paciente desenvolveu um quadro clínico de acidente vascular cerebral. Baseado na hipótese diagnóstica mais provável, qual das afirmações está INCORRETA?

A
O FAN repetidos e negativos torna o diagnóstico improvável.
B
Não ocorrem deformidades articulares.
C
O diagnóstico de síndrome nefrótica se impõe.
D
Uma biópsia renal estaria indicada.
E
A síndrome do anticorpo antifosfolipídio explica o quadro neurológico.
Apesar de ocorrerem em zonas anatômicas distintas, hiperplasia de próstata e câncer de próstata possuem algumas características comuns. Considere as propostas abaixo. I - Faixa etária de acometimento; II - Dependência de androgênios para proliferação celular; III - História familiar como fator de risco. Quais delas são comuns às duas patologias?
A síndrome da embolia gordurosa tem incidência de 0,5 a 2% nos casos de fratura de ossos longos, podendo chegar a 10% nos casos de fratura bilateral de fêmur. Sobre os exames complementares nessa doença, assinale a alternativa incorreta.
Em relação ao fibrinogênio, que é produzido no fígado, assinale a proposição ERRADA:
Em relação à queimaduras, considerar as assertivas abaixo: I - Deve ser internado o paciente com queimadura de 2º grau que envolva mais de 20% da superfície corporal. II - Em grandes queimados, o débito urinário deve ser mantido em, pelo menos, 0,5 ml/kg/h, e a frequência cardíaca, em até 120 bpm. III - Uma das fórmulas mais utilizadas na reposição volêmica (fórmula de Parkland) sugere o uso de solução de ringer lactato a 4 ml/kg/h percentual de superfície queimada. É (são) correta (s) a (s) assertiva (s):
Compartilhar