Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Reumatologia

Mulher de 31 anos de idade iniciou quadro de febre, perda de peso, fadiga e feridas na boca. Apareceram dores no joelho, tornozelo e cotovelo. Edema palpebral e de tornozelos. Ao exame físico: mucosas descoradas +/4+, alopécia, lesão na face eritematopapulosa, linfoadenopatia generalizada e edema de membros inferiores (+/4+). Foi internada no HCTO e os resultados de exames complementares foram os seguintes: hemograma com anemia, leucopenia e linfopenia, FAN, anti-dsDNA e anti SM positivos, EAS com proteinúria, cilindros hialinos e granulosos. Proteinúria de 4,5 g/24 horas. A paciente desenvolveu um quadro clínico de acidente vascular cerebral. Baseado na hipótese diagnóstica mais provável, qual das afirmações está INCORRETA?

A
O FAN repetidos e negativos torna o diagnóstico improvável.
B
Não ocorrem deformidades articulares.
C
O diagnóstico de síndrome nefrótica se impõe.
D
Uma biópsia renal estaria indicada.
E
A síndrome do anticorpo antifosfolipídio explica o quadro neurológico.
Uma criança de 3 anos é trazida ao pronto-socorro com quadro de dor abdominal em cólica, há 10 horas. Tem sangue e muco nas fezes. O exame clínico revela massa palpável em quadrante inferior direito do abdome. Está hemodinamicamente normal. Melhor conduta:
Deve-se considerar a possibilidade de problema de desenvolvimento quando o menor de 28 dias de vida:
No tratamento, os pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 2, um grupo de drogas, abaixo, baseado no seu mecanismo de ação, podem desencadear osteoporose em mulheres na menopausa:
Em relação à dermatite atópica, assinale a INCORRETA.
Compartilhar