Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Reumatologia

Mulher de 31 anos de idade iniciou quadro de febre, perda de peso, fadiga e feridas na boca. Apareceram dores no joelho, tornozelo e cotovelo. Edema palpebral e de tornozelos. Ao exame físico: mucosas descoradas +/4+, alopécia, lesão na face eritematopapulosa, linfoadenopatia generalizada e edema de membros inferiores (+/4+). Foi internada no HCTO e os resultados de exames complementares foram os seguintes: hemograma com anemia, leucopenia e linfopenia, FAN, anti-dsDNA e anti SM positivos, EAS com proteinúria, cilindros hialinos e granulosos. Proteinúria de 4,5 g/24 horas. A paciente desenvolveu um quadro clínico de acidente vascular cerebral. Baseado na hipótese diagnóstica mais provável, qual das afirmações está INCORRETA?

A
O FAN repetidos e negativos torna o diagnóstico improvável.
B
Não ocorrem deformidades articulares.
C
O diagnóstico de síndrome nefrótica se impõe.
D
Uma biópsia renal estaria indicada.
E
A síndrome do anticorpo antifosfolipídio explica o quadro neurológico.
As fístulas anorretais são comunicações anormais entre o segmento anorretal com órgãos ou tecidos vizinhos. Dentre as afirmativas abaixo, assinale a incorreta.
Paciente masculino com 58 anos, fumante e consumidor diário de bebidas alcoólicas, com suspeita de ser portador de neoplasia originária na mucosa das vias aerodigestivas superiores (VADS). Dentre as afirmativas abaixo, assinale a incorreta.
Escolar, 7 anos de idade, há 4 dias foi atendida com quadro sugestivo de dengue. Estava febril há 24h, porém apresentou piora do quadro clínico e retorno da febre. Foi atendida no Pronto-Socorro com dor abdominal, vômitos e gengivorragia. Ao exame apresentava extremidades frias e cianóticas e PA = 50 x 30 mmHg. Foi diagnosticada síndrome de choque da dengue, sendo referida para terapia intensiva. Os dados clínicolaboratoriais que sugerem este diagnóstico são:
Recém-nascido, 20 dias de vida, alimentado ao seio materno e ganhando 10 gramas/dia apresenta vômitos e 6 evacuações líquidas e esverdeadas por dia. Ao exame: choroso, ictérico ++/4, pupilas com aspecto opacificado, abdome globoso, fígado a 6 cm do RCD, endurecido. Glicemia pré-mamada = 20 mg/dL. Urina com teste de Benedict +++. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar