Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Reumatologia

Mulher de 31 anos de idade iniciou quadro de febre, perda de peso, fadiga e feridas na boca. Apareceram dores no joelho, tornozelo e cotovelo. Edema palpebral e de tornozelos. Ao exame físico: mucosas descoradas +/4+, alopécia, lesão na face eritematopapulosa, linfoadenopatia generalizada e edema de membros inferiores (+/4+). Foi internada no HCTO e os resultados de exames complementares foram os seguintes: hemograma com anemia, leucopenia e linfopenia, FAN, anti-dsDNA e anti SM positivos, EAS com proteinúria, cilindros hialinos e granulosos. Proteinúria de 4,5 g/24 horas. A paciente desenvolveu um quadro clínico de acidente vascular cerebral. Baseado na hipótese diagnóstica mais provável, qual das afirmações está INCORRETA?

A
O FAN repetidos e negativos torna o diagnóstico improvável.
B
Não ocorrem deformidades articulares.
C
O diagnóstico de síndrome nefrótica se impõe.
D
Uma biópsia renal estaria indicada.
E
A síndrome do anticorpo antifosfolipídio explica o quadro neurológico.
O "teste do coraçãozinho" é um exame simples, indolor, rápido e que deve fazer parte da triagem de rotina de todos os recém-nascidos, pois é importante para o diagnóstico precoce de uma cardiopatia congênita crítica. O teste consiste na realização de oximetria de pulso
O assim chamado “Teste do pezinho” recomendado pelo Ministério da Saúde é teste preventivo para quais patologias?
Sobre as patologias cirúrgicas na infância, assinale a alternativa correta:
Alguns neonatos podem apresentar um shunt clinicamente significativo, causado pela Persistência do Canal Arterial (PCA). Constitui-se em causa atraso no fechamento do PCA:
Compartilhar