Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Mulher de 31 anos queixa-se de que no período de 7 a 10 dias antes de menstruar apresenta labilidade afetiva e irritabilidade intensa, levando a conflitos familiares e profissionais. Refere também humor depressivo com sensação de desolação, ansiedade marcante e sensação constante de cansaço, além de edema mamário (leve) e mastalgia neste período, isso ocorre na maioria dos ciclos menstruais e melhora logo após o início do fluxo menstrual. Pode-se afirmar que:

A
é provável tratar-se de uma depressão endógena que se exacerba no período pré-menstrual.
B
diurético tiazídico em baixa dose apresenta excelente indicação para a terapêutica deste caso.
C
essa paciente não necessita de tratamento específico, pois é uma situação comum à maioria das mulheres.
D
o uso de inibidor da recaptação da serotonina estaria bem indicado neste caso.
E
o uso de benzodiazepínicos ou da buspirona poucos dias antes da menstruação está contraindicado devido ao risco de dependência.
O que caracteriza anemia ferropriva?
Quadro de dor intensa, excruciante, com localização sobre um olho, congestão ocular, obstrução nasal, ocorrendo diariamente, durante semanas, principalmente à noite poucas horas de iniciar o sono e perdurando por até 2 h, é altamente sugestiva de:
Em relação às fases da cicatrização de feridas, é correto afirmar:
Pré-escolar de cinco anos chega ao pronto-socorro em crise asmática iniciada quatro horas antes, após a aula de educação física. Ao exame: FR: 45 ipm, FC: 130 bpm, AP: sibilos difusos, expiração prolongada, MV um pouco diminuído. Segundo o consenso brasileiro sobre asma, a conduta terapêutica a ser adotada nesse caso é:
Compartilhar