Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Mulher de 32 anos encontra-se na fase ativa do trabalho de parto. O residente de plantão identificou, pela ausculta com sonar de 60 segundos, contagem de batimentos fetais = 174 bpm. A conduta mais adequada neste momento é:

A
Realizar uma cardiotocografia intraparto.
B
Indicar cesariana de urgência devido à taquicardia fetal.
C
Iniciar infusão de ocitocina para abreviar o período expulsivo.
D
Colocar a paciente em decúbito lateral esquerdo e oxigenioterapia.
Jana tem 25 anos e tem diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico. Apresenta-se à consulta pré-natal com gestação de 08 semanas, datada através de ultrassonografia realizada há 3 dias. Deseja saber quais as possíveis complicações que poderia apresentar na gestação. Então você explica que há risco de complicações maternas e fetais, exemplificadas, respectivamente, em:
Armando tem 45 anos e comparece à emergência logo após descobrir que esposa o tinha abandonado. Chega chorando muito e com PA = 182/98 mmHg. Nega história de risco para doença cardiovascular. A abordagem adequada para Armando e o diagnótico relacionado à pressão arterial são, respectivamente:
Com relação a apendicite aguda está correto:
Com relação à transmissão vertical da Hepatite B; crianças nascidas de mãe portadora de marcadores AntiHBc-IgG/ positivo e antiHBs-reagente, devemos adotar o seguinte esquema imunoprofilático:
Compartilhar