Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Mulher de 32 anos encontra-se na fase ativa do trabalho de parto. O residente de plantão identificou, pela ausculta com sonar de 60 segundos, contagem de batimentos fetais = 174 bpm. A conduta mais adequada neste momento é:

A
Realizar uma cardiotocografia intraparto.
B
Indicar cesariana de urgência devido à taquicardia fetal.
C
Iniciar infusão de ocitocina para abreviar o período expulsivo.
D
Colocar a paciente em decúbito lateral esquerdo e oxigenioterapia.
Escolar de 9 anos apresenta tosse produtiva há 4 semanas. Refere ter apresentado astenia, febre baixa e coriza nos primeiros 2 dias. Evoluiu com otalgia no terceiro dia e foi medicado com Amoxicilina por 7 dias com melhora, porém a tosse persistiu e se tornou coqueluchoide. Nega febre, coriza nas últimas semanas. Ao exame: BEG, corado, eupneico, afebril, com roncos e ESC em bases. RX de tórax com padrão broncopneumonico na base D. O provável agente etiológico e tratamento são:
Um paciente de 35 anos de idade, hepatopata, refere tumoração gigante na região inguinal direita. Foi indicado tratamento cirúrgico e achada uma hérnia inguinal por deslizamento, contendo cólon direito e íleo terminal. Foi então submetido a correção cirúrgica de hérnia inguinal e colectomia direita, com abordagem pela incisão em região inguinal direita. Evoluiu no pósoperatório com instabilidade hemodinâmica, aumento de volume na bolsa escrotal e aumento de volume abdominal. Qual das condutas apresentadas abaixo deve ser tomada?
Mulher, 28 anos de idade, solteira, G1P0A1, referiu dor intensa em hipogástrio, com irradiação para região lombar bilateral. A dor iniciou há 3 dias e piorou nas últimas 12 horas, quando apresentou febre de 39,5°C. Nega vômitos e a última evacuação foi há 36 horas. Ao exame, apresentava-se gemente, em posição antálgica e, à palpação do abdome, sinais de peritonismo, principalmente em fossa ilíaca direita. Ao toque vaginal, mostrava dor intensa à mobilização do colo uterino, não sendo possível palpar anexos. Hemograma com 21.000 leucócitos/ml e desvio à esquerda. Ultrassonografia revelou massa anexial à direita de 5 cm de diâmetro sugestiva de abscesso no tubo ovariano. Qual a primeira conduta a ser tomada?
Uma mulher de 30 anos vai ao consultório médico relatando que a avó de 68 anos morreu devido a câncer de ovário. Temendo adquirir a doença, ela solicita informações sobre os fatores de risco e prevenção para o carcinoma de ovário. Assinale a alternativa que apresenta um fator que pode diminuir o risco para esse câncer.
Compartilhar