Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Mulher de 32 anos, nulípara, residente em Magé é atendida no ambulatório, apresentando amenorreia e queixa de náuseas e vômitos incoercíveis. Ao exame físico a mesma se apresenta hipocorada +/4+, desidratada ++/4+, emagrecida FC 100 bpm. Devemos encontrar nos exames complementares:

A
alcalose e hiperpotassemia.
B
hipernatremia e hipopotassemia.
C
alcalose e hipopotassemia.
D
acidose e hiperpotassemia.
E
acidose e hipernatremia.
Os achados laboratoriais abaixo são característicos da secreção inapropriada do hormônio antidiurético, à exceção de:
Portadora de lúpus eritematoso sistêmico chegou, ao ambulatório, com quadro de reativação grave da doença. Que exames, dentre os abaixo, melhor detectam esta situação?
No pré-operatório de cirurgia eletiva de paciente adulto, classificado como ASA I, qual o período de jejum preconizado para líquidos claros (suco de laranja peneirado, por exemplo)?
Acerca da avaliação do bem-estar fetal anteparto no pós-datismo, considerar as assertivas abaixo: I - Dopplervelocimetria da aorta é o padrão específico de avaliação. II - Desacelerações variáveis da frequência cardíaca fetal podem significar oligoidrâmnio. III - A avaliação do líquido amniótico é importante, já que sua redução é comum no pós-termo e está associada à compressão do cordão umbilical. É(São) correta(s) a(s) assertiva(s):
Compartilhar