Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Mulher de 32 anos, nulípara, residente em Magé é atendida no ambulatório, apresentando amenorreia e queixa de náuseas e vômitos incoercíveis. Ao exame físico a mesma se apresenta hipocorada +/4+, desidratada ++/4+, emagrecida FC 100 bpm. Devemos encontrar nos exames complementares:

A
alcalose e hiperpotassemia.
B
hipernatremia e hipopotassemia.
C
alcalose e hipopotassemia.
D
acidose e hiperpotassemia.
E
acidose e hipernatremia.
Os principais fatores responsáveis pela urticária aguda são:
Considere as seguintes afirmações: I. A pesquisa de fator reumatoide é, geralmente, negativa. II. A erupção é do tipo vesicular e pruriginoso. III. A duração mínima da doença é de seis semanas. IV. Anemia e leucocitose são alterações comuns do hemograma. São CORRETAS, no que se refere à forma sistêmica da Artrite Reumatoide juvenil, somente:
Paciente 28 anos, masculino, esteve em tratamento para tuberculose pulmonar com esquema RIP por quatro meses há três anos atrás. Há um mês iniciou quadro de sudorese noturna, acompanhada de emagrecimento e tosse, sendo diagnosticado TB. Qual o tratamento preconizado?
Você é chamado para atender um RN masculino, de termo, pequeno para idade gestacional, filho de mãe primigesta, tabagista, com pré natal sem intercorrências, APGAR 7/8, e que, com 4 horas de vida, em alojamento conjunto evolui com quadro de letargia, choro fraco e, 20 min após, uma crise convulsiva. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar