Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Infectologia

Nefrologia

Mulher de 35 anos chega para consulta médica na Unidade Básica de Saúde, referindo que irá realizar extração dentária na próxima semana, e seu dentista solicitou que a mesma recebesse orientação acerca da profilaxia para endocardite bacteriana. A paciente é portadora de comunicação interatrial tipo ostium secundum não corrigida. A conduta adequada é:

A
prescrição de amoxicilina 2 g VO dose única, uma hora antes do procedimento.
B
prescrição de ampicilina 2 g EV ou IM, 30 a 60 minutos antes do procedimento.
C
prescrição de cefalexina 2 g VO, 30 a 60 minutos antes do procedimento.
D
prescrição de amoxicilina 2 g VO na véspera do procedimento.
E
não indicar profilaxia a essa paciente.
Paciente de 8 anos com tumefação região de ângulo da mandíbula Esquerda. Realizada amilasemia com resultado de 350 U/I (normal até 100). Ao orientar os pais dessa criança, devemos saber que a complicação mais frequente neste caso é:
Paciente de 76 anos, sexo masculino, com plenitude pós-prandial há três meses, seguida de vômitos pós-alimentares. Relata emagrecimento de 9 kg neste período (peso habitual 70 kg). Realizou endoscopia digestiva alta que evidenciou lesão ulcerada localizada no terço distal do estômago, impedindo a passagem do endoscópio. O exame anatomopatológico de biópsia realizada durante a endoscopia, mostrou tratar-se de carcinoma do tipo intestinal de Laurén. Radiografia de tórax e tomografia computadorizada abdominal sem alterações significativas. Foi indicada terapia nutricional pré-operatória por sete dias. Dentre as opções terapêuticas abaixo, assinale a mais adequada.
Paciente do sexo feminino, 51 anos, melanodérmica, apresenta colecistolitíase sintomática. Foi indicada colecistectomia laparoscópica. Exames clínicos pré-operatórios não revelaram quaisquer alterações. Dentre as opções abaixo, assinale aquela que corresponde ao melhor conjunto de exames pré-operatórios de rotina para essa doente:
Em relação à intubação traqueal, podemos afirmar:
Compartilhar