Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Hematologia

Mulher de 35 anos encontra-­se convalescente de uma pneumonia por mycoplasma. Desenvolveu uma astenia importante. Sua hemoglobina é de 9,0 g/dL e seu VCM é 110. Qual dos seguintes é o melhor teste para determinar se o paciente tem uma anemia hemolítica?

A
Bilirrubina sérica.
B
Contagem de reticulócitos e esfregaço periférico.
C
Antígeno de mycoplasma.
D
LDH sérico.
E
Contagem de plaquetas.
Paciente do sexo feminino, 56 anos, compareceu ao ambulatório com queixa de crises vertiginosas, hipoacusia e zumbido unilateral flutuante. As crises apareciam de 6 em 6 meses, porém agora com frequência maior. A paciente relata que as crises pioram após ingerir grande quantidade de sal (por exemplo, churrasco). Diante desse caso clínico, qual o diagnóstico e a melhor conduta?
As questões 31 e 32 referem-se ao CASO CLÍNICO descrito abaixo. CASO CLÍNICO: Homem de 62 anos, grande fumante, normotenso e com índice de massa corporal de 32, apresenta os seguintes resultados de exames: Ureia: 80 mg%; Creatinina:3,2 mg%; Hematócrito: 28%; Colesterol total: 320mg%; HDL: 28; LDL: 170; EAS sem proteína, glicose, hemácias ou leucócitos. Que exame complementar, dentre os abaixo, você indicaria para tentar reforçar a hipótese diagnóstica sugerida:
Sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico, é CORRETO afirmar:
Quanto às manifestações das doenças gastrointestinais podemos afirmar que: 1) Dispepsia é uma queixa pós-prandial que inclui mal estar epigástrico, náuseas, plenitude e distensão abdominal. 2) Anorexia é uma síndrome clínica caracterizada pela ausência de fome ou de apetite. 3) Caquexia é definida como anorexia associada com desgaste generalizado e doença crônica. 4) Azia e dispepsia são sinônimos e estão relacionados com hipersalivação. 5) Vômito é definido como a expulsão forçada do conteúdo esofágico através da boca, precedida habitualmente por náusea.
Compartilhar