Mulher de 35 anos, G2P2, previamente hígida, com ciclos menstruais regulares e fluxo normal, já tendo realizado ligadura tubária, foi encaminhada ao ambulatório de Ginecologia por apresentar, ao exame citopatológico de colo uterino, células glandulares atípicas. Sobre este caso, considerar as assertivas abaixo: I - Os dados permitem suspeitar-se de carcinoma invasor. II - A colposcopia está indicada. III - A cirurgia de alta frequência (CAF) é preferível a conização a frio. É (são) correta (s) a (s) assertiva (s):
A
Apenas a I.
B
Apenas a II.
C
Apenas a III.
D
Apenas a I e a II.
E
Todas as assertivas.
Outras questões
Em relação à otite média aguda em crianças pré-escolares, é correto afirmar:
Lactente de dois anos, eutrófico, é atendido na emergência com quadro de oligúria e edema de membros inferiores. A mãe relata que há quinze dias a criança apresentou diarreia aguda que evoluiu em dois dias para diarreia sanguinolenta. Os exames laboratoriais demonstram densidade urinária baixa, proteinúria mais, anemia e trombocitopenia moderadas ureia e creatinina séricas elevadas. A coprocultura para E. coli enteropatogênica é negativa. Com base nesses dados, o diagnóstico mais provável é:
É considerada Febre Puerperal:
Homem, 50 anos, branco, após reforma de aviário foi internado com febre, dispneia e tosse. Foi diagnosticado pneumonia, não apresentando melhora com antibióticos. Refere que um colega de trabalho que o auxiliou na limpeza do aviário também apresentou sintomas semelhantes logo após o serviço. Nega emagrecimento, etilismo, tabagismo ou uso de medicamentos. A gasometria revela hipoxemia e o Raio-X de tórax mostra opacidades alveolares bilaterais de predomínio cortical e com micronódulos difusos. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?