Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Cirurgia

Endocrinologia

Hematologia

Obstetrícia

Mulher de 35 anos, portadora de diabetes mellitus tipo 2 diagnosticado há 3 anos, veio à consulta por desejar engravidar. Relatou fazer uso de rosiglitazona e enalapril. Trouxe resultado da dosagem de hemoglobina glicosilada de 8%. Em relação às medidas necessárias para reduzir os desfechos adversos da gestação com diabetes, assinale a assertiva incorreta.

A
O antidiabético oral deve ser substituído antes da concepção.
B
O resultado da dosagem de hemoglobina glicosilada indica risco aumentado de malformação fetal, devendo a gestação ser postergada neste momento.
C
Medidas de função renal e avaliação oftalmológica pré-concepção são necessárias.
D
A dose pré-concepcional de folato recomendada nesta situação é de 5 mg/dia, e não de 0,4 mg/dia, como na população geral.
E
O anti-hipertensivo em uso deve ser evitado no primeiro trimestre da gestação, mas pode ser reintroduzido após.
Paciente, 24 anos de idade, com infertilidade decorrente de anovulação crônica hiperandrogênica:
Amamentar é muito mais do que alimentar a criança. Envolve uma interação complexa multifatorial, que interfere no estado nutricional da criança, em sua habilidade para se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional. A Atenção Primária em Saúde (APS) tem papel estratégico no incentivo e na garantia dessa prática. Sobre o Aleitamento Materno, assinale a assertiva incorreta:
Em um paciente com história recente de infarto agudo do miocárdio, o intervalo mínimo recomendado para efetuar cirurgia eletiva é de:
Igor Daniel, 8 anos de idade, não vai à escola só, precisa ser acompanhado. Comumente refere dores abdominais estomacais e severa dor de cabeça. Sua mãe com frequência precisa retirá-­lo do colégio devido a estas queixas. À noite deseja dormir na cama com seus pais. Quando é levado para o seu dormitório, informa que não pode ficar sozinho, pois há monstros em seu guarda roupa. Qual das situações clínicas melhor explica o quadro clínico acima?
Compartilhar