Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Mulher de 36 anos apresenta-se com quadro de ascite há 2 semanas. A punção revelou um GASA (gradiente de albumina soro-ascite) de 1,3mg/dL. É mais provável tratar-se de:

A
ascite pancreática.
B
peritonite tuberculosa.
C
cirrose hepática.
D
síndrome nefrótica.
E
carcinomatose peritoneal.
Em relação às fraturas do antebraço, a lesão de Monteggia consiste em fratura:
Um lactente do sexo masculino com um mês e dez dias de vida, vem encaminhado de outro serviço com quadro de choro intenso e movimentação limitada em membro superior direito. Houve uma única consulta de pré-natal aos dois meses de gestação. Ao exame físico, também se observou descamação nas palmas das mãos e plantas dos pés, além da palpação de fígado a 3,5 cm do RCD e baço a 2 cm do RCE. O exame radiológico evidenciou periostite em úmero direito. A melhor terapêutica, neste caso, é:
Recém-nascido a termo, com 25 dias de vida, foi trazido à consulta com história de "amarelão" há cerca de 10 dias. Ao exame, encontrava-se em bom estado geral, mas com icterícia. Qual a conduta inicial recomendada?
Associe os tipos de drenos e sondas às situações clínicas para as quais estão mais indicados. 1- Dreno de Kehr. 2- Dreno de Sump. 3- Dreno de Penrose. 4- Sonda Sengstaken-Blakemore. 5- Sonda nasogátrica. ( ) Obstrução intestinal. ( ) Exploração de vias biliares. ( ) Hemorragia digestiva por varizes esofágicas. A sequência numérica correta, de cima para baixo, é:
Compartilhar