Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Mulher de 37 anos, com sangramento genital irregular. Ao exame ginecológico identificou-se lesão vegetante no lábio anterior do colo uterino medindo 2,0 cm. Os paramétrios não estão comprometidos pelo toque retal e não há metástases a distância. Sabendo-se que a biópsia revelou carcinoma espinocelular invasivo, qual o tratamento indicado?

A
Cirurgia de Wertheim-Meigs.
B
Histerectomia vaginal preservando ovários.
C
Radioterapia.
D
Quimioterapia.
E
Histerectomia total abdominal e salpingo-ooforectomia bilateral.
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue o item a seguir. A dosagem de glicemia de jejum é mandatória em pacientes com colelitíase, em decorrência da levada prevalência de intolerância à glicose nesses pacientes.
As queixas de epigastralgia, ou desconforto abdominal alto, são comuns na prática clínica. A gravidade dos sintomas e a presença de queixas associadas a esses sintomas determinam a investigação complementar. Com base nessas informações, julgue os itens de 29 a 32. A síndrome do esvaziamento gástrico precoce (síndrome de dumping) é mais comum após a gastrectomia total ou parcial com reconstrução à Billroth II, — gastrojejunoanastomose — do que após a reconstrução à Billroth I — gastroduodenoanastomose.
Com respeito às hérnias da parede abdominal, julgue o item seguinte. O ligamento de Cooper forma a borda posterior do canal femoral.
Dos tipos de hérnias descritos abaixo, os que se referem às hérnias inguinais são:
Compartilhar