Mulher de 37 anos, com sangramento genital irregular. Ao exame ginecológico identificou-se lesão vegetante no lábio anterior do colo uterino medindo 2,0 cm. Os paramétrios não estão comprometidos pelo toque retal e não há metástases a distância. Sabendo-se que a biópsia revelou carcinoma espinocelular invasivo, qual o tratamento indicado?
A
Cirurgia de Wertheim-Meigs.
B
Histerectomia vaginal preservando ovários.
C
Radioterapia.
D
Quimioterapia.
E
Histerectomia total abdominal e salpingo-ooforectomia bilateral.
Outras questões
Lucas tem quatro anos de idade e vem apresentando episódios repetidos de pneumonia, iniciados no final do primeiro ano de vida, que evidenciam sempre o mesmo padrão radiológico (infiltrado e condensações na base do pulmão direito), mesmo nos períodos assintomáticos. A principal hipótese diagnóstica é:
Na rubéola congênita, as manifestações tardias estão associadas à persistência e reativação do vírus, assim como a mecanismos autoimunes. Das alternativas abaixo, assinale a principal manifestação tardia:
Homem, 60 anos, submetido à gastrectomia subtotal com linfadenectomia D2 e reconstrução do trânsito através de gastrojejunostomia em y de Roux. A profilaxia antibiótica recomendada é:
A (s) substância (s) que deve (m) ser associada (s) à estatina e o nível de colesterol LDL desejado para redução da morbimortalidade cardiovascular em pacientes com doença arterial periférica de membros inferiores são, respectivamente: