Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Mulher de 37 anos, com sangramento genital irregular. Ao exame ginecológico identificou-se lesão vegetante no lábio anterior do colo uterino medindo 2,0 cm. Os paramétrios não estão comprometidos pelo toque retal e não há metástases a distância. Sabendo-se que a biópsia revelou carcinoma espinocelular invasivo, qual o tratamento indicado?

A
Cirurgia de Wertheim-Meigs.
B
Histerectomia vaginal preservando ovários.
C
Radioterapia.
D
Quimioterapia.
E
Histerectomia total abdominal e salpingo-ooforectomia bilateral.
Com relação à pancreatite aguda podemos afirmar:
No tratamento do choque hemorrágico secundário a trauma grave, o melhor sinal de restauração hemodinâmica bem sucedida é:
Um homem, 50 anos, segundo seus familiares, está apresentando mudanças comportamentais que nunca foram definidas com clareza. Formou-se em Direito e sempre realizou suas atividades, apesar de ser considerado excêntrico por alguns. Atualmente, relata se sentir vigiado e 'entender' um significado especial em escritos luminosos, placas de carros e barulhos de buzinas de carros. Aos poucos, isolou-se de seu ambiente social, perdendo a capacidade de trabalho. Em momento algum evidenciou-se alterações orgânicas. Esse quadro corresponde ao diagnóstico de:
O episódio hipotônico hiporesponsivo (EHH) é um quadro clínico que ocorre principalmente nas primeiras 6 horas após a aplicação de vacina, com uma frequência de cerca de 1 evento para cada 1750 doses aplicadas. Ocorre após a aplicação da vacina:
Compartilhar