Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Mulher de 42 anos que refere perder urina quando tosse ou espirra. Teve um parto normal sem intercorrências há 11 anos. Não há distopia ao exame ginecológico, porém viabiliza-se perda de urina ao esforço. Ao exame urodinâmico, observou-se perda com pressão abdominal de 100cm H2O. Assinale a melhor alternativa.

A
O quadro é de bexiga hiperativa que deve ser tratada com anticolinérgicos.
B
Como existe defeito esfincteriano intrínseco, deve-se indicar cirurgia de “sling”.
C
A paciente tem incontinência urinária de esforço por hipermobilidade do colo vesical.
D
Deve-se realizar o teste do absorvente antes de indicar cirurgia.
E
Como não há distopia, deve-se primeiro medicar com oxibutinina.
Recém-nascido com 15 dias de vida, com peso ao nascimento de 3.800 g e peso atual de 4.350 g, foi trazido ao ambulatório por apresentar coloração alaranjada da pele que atingiu face, tronco, abdômen e raiz dos membros. A mãe informou que a criança vinha sendo amamentada, exclusivamente, ao peito e que tanto ela como o filho eram O+. O valor obtido no bilicheck transcutâneo foi 13, razão pela qual encaminhou-se o paciente para internação no hospital. Os exames laboratoriais mostraram bilirrubina total de 19 mg% e hemoglobina de 16 g%. Qual o tipo de fototerapia mais adequado para o tratamento deste recém-nascido?
Adolescente, portadora de síndrome nefrótica resistente a tratamento com corticosteroide e ciclosporina, desenvolveu insuficiência renal crônica. Foi submetida a transplante renal e, imediatamente após, apresentou proteinúria maciça e edema generalizado. Qual o diagnóstico mais provável?
Em Obstetrícia, o termo “near miss” significa:
A queixa de Incontinência Urinária entre as mulheres compõe uma das 5 mais frequentes nos consultórios de Ginecologia. Marque a alternativa INCORRETA no que se refere à fisiologia da micção ou à fisiopatologia da incontinência urinária.
Compartilhar