Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Mulher de 42 anos que refere perder urina quando tosse ou espirra. Teve um parto normal sem intercorrências há 11 anos. Não há distopia ao exame ginecológico, porém viabiliza-se perda de urina ao esforço. Ao exame urodinâmico, observou-se perda com pressão abdominal de 100cm H2O. Assinale a melhor alternativa.

A
O quadro é de bexiga hiperativa que deve ser tratada com anticolinérgicos.
B
Como existe defeito esfincteriano intrínseco, deve-se indicar cirurgia de “sling”.
C
A paciente tem incontinência urinária de esforço por hipermobilidade do colo vesical.
D
Deve-se realizar o teste do absorvente antes de indicar cirurgia.
E
Como não há distopia, deve-se primeiro medicar com oxibutinina.
Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmativas, sobre aneurisma de aorta abdominal. ( ) É mais comum no segmento infrarrenal, e a sua probabilidade de rotura passa a ser significativamente maior a partir dos 5 cm de diâmetro. ( ) O melhor exame para triagem e programação cirúrgica é a ultrassonografia. ( ) Para o diagnóstico de rotura, em pacientes clinicamente estáveis, a tomografia computadorizada é de pouca valia, sendo a ultrassonografia o exame de escolha. ( ) A aortografia (com contraste iodado) é o melhor método para seu diagnóstico e para programação de correção cirúrgica endovascular. ( ) Existe forte associação com aneurismas em outros segmentos arteriais, especialmente o de artéria poplítea, sendo mais comum na população do sexo masculino. A alternativa que contém o conjunto com a sequência correta é:
Homem, 60 anos, com antecedente de infarto agudo do miocárdio procura cardiologista para avaliação pré-anestésica há 8 meses. Recentemente, recebeu diagnóstico de adenocarcinoma prostático e foi indicada prostatectomia. Nega episódio recente de angina ou dispneia aos médios e pequenos esforços e está em uso de diltiazem e aspirina. Exame físico: PA = 120 X 84 mmHg, FC = 82 bpm, ritmo cardíaco regular. Ecocardiograma: fração de ejeção de 0,6. ECG: distúrbio de repolarização ventricular. A CONDUTA É:
Em relação à ressuscitação cardiopulmonar na criança, assinale a correta.
Paciente de 34 anos, sexo feminino, apresenta há 7 dias, dor em faixa em abdome superior de forte intensidade, acompanhada de vários episódios de vômito nesse período. Ao exame, o abdome é flácido, doloroso à palpação, principalmente em epigástrio, sem visceromegalias palpáveis. A dosagem de amilase e lipase estão normais. Podemos afirmar que:
Compartilhar