Mulher de 45 anos, previamente saudável, procura atendimento por dor em cotovelo e febre. Refere inchaço, dor e vermelhidão no cotovelo direito há cerca de 24h, acompanhada de febre de até 40 °C com calafrios. Exame físico evidencia sinais flogísticos em cotovelo direito com demais articulações normais. Não há outros achados no exame físico. Exames laboratoriais evidenciam somente leucocitose de 16.000 células com desvio à esquerda (10% de bastões). Qual a melhor conduta a ser adotada?
A
Solicitar FAN, fator reumatoide e iniciar corticoide.
B
Realizar artrocentese de cotovelo e iniciar antibiótico empírico.
C
Realizar artrocentese de cotovelo e aguardar culturas.
D
Solicitar FAN, fator reumatoide e iniciar anti-inflamatório não esteroide.
E
Iniciar anti-inflamatório não esteroide e solicitar hemoculturas.
Outras questões
Homem de 65 anos, refere forte dor nas costas, lipotimia e falta de ar há 6 horas. Nega traumas locais. AP: ex-tabagista, parou há 1 ano. EF: PA = 190 x 120 mmHg, descorado 3+/4. CK-MB e eletrólitos: normais. ECG: normal. AngioTC: imagem a seguir. (Conforme imagem do caderno de questões) O diagnóstico é
Mulher de 68 anos de idade chega ao pronto socorro com dor insuportável em olho direito e náuseas. Refere que a dor teve início de forma súbita há 3 horas, sendo acompanhada por baixa de acuidade visual e olho vermelho. Nega doenças oculares prévias, além da hipermetropia. Refere ser diabética e hipertensa com controle irregular, e que iniciou recentemente tratamento para depressão com nortriptilina. À inspeção, observa-se o quadro a seguir. Qual alternativa apresenta uma característica clínica e um fator de risco associados à principal hipótese diagnóstica para o caso?
Sobre a litíase renal/ureteral, considere as assertivas abaixo, utilizando V para Verdadeiro e F para Falso: ( ) Os episódios agudos relacionados à urolitíase geralmente refletem obstrução, infecção ou ambos.; ( ) Quando o ureter é obstruído por um cálculo, a pressão no sistema coletor proximal sobe e, com distensão progressiva, o paciente experimenta dor significativa e sintomas viscerais, incluindo náuseas, vômitos e íleo paralítico.; ( ) Se o doente estiver livre de sinais de infecção (com base no exame de urina e ausência de calafrios, febre e leucocitose), pode ser tratado ambulatorialmente, desde que possa hidratar oralmente, a dor é adequadamente controlada por analgésicos orais. A sequência CORRETA é:
Paciente do sexo feminino, 33 anos, professora desde os 18 anos, comparece ao ambulatório de otorrinolaringologia com queixa de disfonia progressiva há cerca de 10 meses. Refere que a disfonia se agrava no final do dia, após o turno de trabalho. Nega álcool e tabagismo. Frente a esse caso, qual a principal hipótese diagnóstica?