Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Mulher de 45 anos, previamente saudável, procura atendimento por dor em cotovelo e febre. Refere inchaço, dor e vermelhidão no cotovelo direito há cerca de 24h, acompanhada de febre de até 40 °C com calafrios. Exame físico evidencia sinais flogísticos em cotovelo direito com demais articulações normais. Não há outros achados no exame físico. Exames laboratoriais evidenciam somente leucocitose de 16.000 células com desvio à esquerda (10% de bastões). Qual a melhor conduta a ser adotada?

A
Solicitar FAN, fator reumatoide e iniciar corticoide.
B
Realizar artrocentese de cotovelo e iniciar antibiótico empírico.
C
Realizar artrocentese de cotovelo e aguardar culturas.
D
Solicitar FAN, fator reumatoide e iniciar anti-inflamatório não esteroide.
E
Iniciar anti-inflamatório não esteroide e solicitar hemoculturas.
Sobre deficiências de vitaminas e micronutrientes, é certo afirmar que a deficiência de:
É de suma importância para o médico entender os efeitos que uma medicação pode ter sobre outra. Nesse sentido, assinale a alternativa correta sobre os efeitos que a nicotina tem sobre as medicações.
Criança de 3 anos, trazida com história de febre, queda do estado geral e dor em membro inferior esquerdo com incapacidade de deambulação há 4 dias. Ao exame: temperatura axilar de 38,5ºC, dor intensa e impotência funcional em quadril, com atitude em flexão e palpação dolorosa de pontos articulares do quadril. O hemograma é infeccioso e a radiografia do quadril é normal. Considerando o diagnóstico mais provável, qual das condutas abaixo é mais apropriada?
A associação correta entre o comprometimento radicular lombar e os sinais clínicos é:
Compartilhar