Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Mulher de 50 anos, assintomática, com antecedente familiar de primeiro grau para câncer de mama, foi submetida à mamografia de rastreamento, na qual foram detectadas microcalcificações pleomórficas, numerosas e agrupadas em quadrante superior externo da mama direita. Para essa paciente, está indicado:

A
mastectomia profilática com reconstrução imediata.
B
quimioprevenção.
C
ultrassonografia mamária.
D
investigação histopatológica das microcalcificações.
E
repetir a mamografia em 6 meses.
Você é médico, em um pequeno município do interior nordestino distante 800 quilômetros de um centro médico de referência. Recebe um chamado para comparecer ao posto de saúde, pois o Senhor Florentino de Jesus caiu do seu jumento, traumatizando a cabeça. HDA: Informa familiar que o paciente após o trauma alternou estados de vigília e perda da consciência. No exame físico observam­se vias aéreas sem sinais de obstrução e ausência de sangramentos, pupila midriática fixa à esquerda, coma, postura de decorticação, decerebração, paresia à direita. RX, fratura linear parietal esquerda. Após instituir medidas como intubação endotraqueal, hiperventilação, agentes desidratantes sem obter estabilização do quadro e observando que o estado do paciente piora rapidamente. Qual a conduta correta a partir deste momento?
Criança de 6 anos, previamente hígida, com sangramento retal importante, apresentou queda dos níveis de hemoglobina. A endoscopia alta e a colonoscopia foram normais. Qual o diagnóstico mais provável?
Em relação à hipoglicemia neonatal, assinale a alternativa incorreta.
A ocorrência aumentada de leishmaniose visceral em crianças está principalmente associada a:
Compartilhar