Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Mulher de 50 anos, assintomática, com antecedente familiar de primeiro grau para câncer de mama, foi submetida à mamografia de rastreamento, na qual foram detectadas microcalcificações pleomórficas, numerosas e agrupadas em quadrante superior externo da mama direita. Para essa paciente, está indicado:

A
mastectomia profilática com reconstrução imediata.
B
quimioprevenção.
C
ultrassonografia mamária.
D
investigação histopatológica das microcalcificações.
E
repetir a mamografia em 6 meses.
Um homem de 60 anos de idade, etilista e tabagista, queixa-se de rouquidão e disfagia. Exame físico revela linfadenopatia cervical. Laringoscopia revela nódulo ulcerado na superfície faríngea. Qual das seguintes alternativas é o diagnóstico mais provável?
Uma menina nasceu por cesariana de mãe com 34 anos de idade, cuja gravidez foi complicada pela hipertensão e pela frequência cardíaca fetal anormal ao monitoramento. Ela nasceu envolta por mecônio, flácida, com apneia e bradicardia. Qual das opções a seguir representa o melhor primeiro passo na reanimação dessa criança?
Tercigesta, 39 anos de idade, inicia o pré-natal na 28ª semana, referindo palpitações aos grandes esforços. O exame físico revela pressão arterial = 110 x 60 mmHg, pulso = 78 batimentos/min., hiperfonese de primeira bulha e sopro mesosistólico (2+/6+) em foco pulmonar. Esse quadro é compatível com:
A vacina BCG tem o seu efeito protetor mais evidente em qual forma de tuberculose?
Compartilhar