Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Mulher de 50 anos, assintomática, apresenta níveis séricos de T4-livre 0,1 ng/dl (valores normais: 0,5 a 1,5 ng/dl), TSH 41,0 mUI/ml (valores normais: 0,5 a 5,0 mUI/ml) e anti-PO 410 UI/L (valores normais: menores que 35 UI/L). O diagnóstico e a conduta inicial são:

Recém-nascido (RN) a termo, peso de nascimento de 3 kg, com 18 horas de vida, apresenta-se ictérico com Bilirrubina indireta de 18 mg/dl. A tipagem sanguínea da mãe é O Rh negativo e do RN, A Rh positivo. Coombs direto fracamente positivo. Pré-natal sem intercorrências, mãe informa aborto anterior com necessidade de curetagem, mas não se recorda do uso de nenhuma medicação específica. Em relação à etiologia da icterícia, considere as afirmativas a seguir. I. A icterícia costuma ser precoce e intensificar-se nas primeiras horas, e há intensificação do processo hemolítico em gestações sucessivas. II. Na doença hemolítica por incompatibilidade de Rh, a fototerapia deve ser iniciada imediatamente com controle rigoroso; se houver sinais de piora da hemólise, a exsanguinotransfusão deverá ser realizada. III. O único parâmetro utilizado atualmente para indicação de fototerapia em RN é a dosagem sérica de bilirrubina. IV. A profilaxia com a imunoglobulina anti-D não é recomendada após abortos, independentemente do tempo gestacional, e é ineficaz nos partos cirúrgicos. Assinale a alternativa correta.
Uma mulher de 64 anos, diabética, procura o pronto-socorro com queixa de perda da força do lado esquerdo do corpo há cerca de 40 minutos. O exame físico confirma a hemiparesia esquerda, sem outras alterações. Foi encaminhada para tomografia de crânio (que foi normal) e quando retornou já não apresentava nenhum déficit motor. No seguimento ambulatorial foi constatada a presença de fibrilação atrial paroxística. Deve-se indicar o uso contínuo de:
Você está fazendo uma consulta pré operatória numa mulher de 35 anos com feocromocitoma de 5 cm na adrenal esquerda. Ela foi classificada como ASA III (P3). Todos os exames pré operatórios solicitados para o risco cirúrgico estão normais. Sua pressão arterial está 130 x 90 mmHg com uso de fenoxibenzamina 200mg, duas vezes ao dia, já há 3 semanas. Ela também tem recebido implementos de hidratação. Sua frequência cardíaca está em 140 batimentos por minuto. O que fazer?
Mulher, 34 anos de idade e companheiro de 38 anos de idade, com infertilidade conjugal há 5 anos. Propedêutica feminina normal, e espermograma em 2 amostras com oligoastenozoospermia e com 8.000.000 de espermatozoides recuperados após capacitação. O tratamento desse casal é:
Compartilhar