Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Mulher de 50 anos com dor epigástrica aguda e, depois, mantida na localização de Hipocôndrio Direito (HCD) e irradiação para região toracolombar D há dois dias; alguns episódios de vômitos biliosos; sem febre. Ao exame físico: bom estado geral; IMC - 30; corada; anictérica; afebril; abdome levemente globoso por obesidade, defesa no HCD, DB negativo e sem visceromegalias. Ultrassonografia de abdome superior revelou: vesícula biliar com parede espessa e delaminada, e um cálculo de 1,5 cm fixo no infundíbulo; hepatocolédoco com 4 mm. Sem comorbidades. O local do atendimento é um hospital com boas condições de equipamentos e recursos humanos. A conduta mais adequada, nessas circunstâncias, seria:

A
Internação hospitalar para tratamento clínico com antibiótico, para esfriar o processo”;
B
Tratamento domiciliar;
C
Indicação emergencial de colecistectomia por laparotomia;
D
Tratamento endoscópico;
E
Indicação de colecistectomia videolaparoscópica.
Um paciente de 75 anos, cardiopata, vítima de atropelamento em via pública, é levado ao pronto-socorro em estado de choque, com palidez cutâneo mucosa, sudorese, baixa perfusão e FC de 98 bpm com PA de 90x60 mmHg. Reclama de muita dor abdominal e fica repetindo incessantemente que vai morrer. Frequência respiratória de 23 irpm com ausculta pulmonar normal bilateralmente. Com a infusão de 2000ml de Ringer lactato, sua pressão estabiliza com 100x70 mmHg com FC de 88 bpm. É realizado USG (FAST) nos três compartimentos e é detectado líquido em moderada quantidade no abdome e a tomografia de abdome evidencia uma lesão hepática grau III com moderada quantidade de líquido livre na cavidade. Qual deve ser a conduta frente a esta situação?
Carlos, de 16 anos de idade, foi vítima de trauma abdominal, sendo levado à laparotomia exploradora com achado cirúrgico de necrose do íleo terminal por lesão da artéria ileocecocólica. Foi realizada uma ressecção de 70 cm de íleo distal incluindo válvula íleo-cecal. Como consequência, o paciente poderá apresentar, EXCETO:
Com relação à adaptação tardia após a ressecção ileal, podemos afirmar, EXCETO:
Mulher de 22 anos de idade procura ginecologista apresentando turvação visual, concomitante oligomenorreia e galactorreia. Dosagem de prolactina de 105ng/ml. Exame de mama com presença de leite à expressão, ausência de nódulos. Exame ginecológico normal. Dos exames abaixo, qual seria importante para o diagnóstico?
Compartilhar