Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Mulher de 50 anos com história de Ca de mama desenvolve metástases múltiplas. Com a progressão da doença ela desenvolveu anemia com leucopenia e plaquetopenia. A possibilidade de anemia mielotísica é considerada. Qual dos seguintes achados no sangue periférico deve fortemente suportar este diagnóstico?

A
Hemácias macrocíticas e hipocrômicas.
B
Hemácias nucleadas.
C
Sideroblastos em anel.
D
Esquizócitos.
E
Células falciformes.
Dorotéia tem 42 anos e foi ao Posto de Saúde para coleta de colpocitologia. O resultado foi lesão de alto grau. O médico do Posto de Saúde encaminhou-a para o Serviço de Referência. A propedêutica subsequente ao achado de lesão de alto grau à colpocitologia é:
Um menino de 6 anos é admitido na enfermaria pediátrica com quadro de febre baixa e inchaço nos joelhos e tornozelos há 4 dias. Há 1 dia, apresenta dor abdominal em cólica e sangue nas fezes. Os tornozelos e pés estão moderadamente edemaciados e dolorosos. Apresenta ainda lesões purpúricas palpáveis ao redor dos tornozelos e na superfície extensora das pernas. A pressão arterial é normal. O hemograma revela anemia moderada, leucocitose e contagem normal de plaquetas. Também é encontrada hematúria. O principal diagnóstico é:
Pré-escolar de três anos de idade apresenta há dois meses quadro de diarreia, que alterna com períodos normais e de obstipação intestinal. No período de diarreia, cursa com dor e distensão abdominais, fezes líquidas, explosivas e esteatorreicas. A verminose mais compatível com esse quadro é a:
Ao recepcionar, em sala de parto, um RN com crescimento intrautero retardado, banhado em mecônio, o neonatologista observa que a criança apresenta respiração regular, choro forte, tônus em flexão e cianose de exrtemidade. Imediatamente, ele leva o RN para a mesa de reanimação, a fim de:
Compartilhar