Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Mulher de 50 anos com história de Ca de mama desenvolve metástases múltiplas. Com a progressão da doença ela desenvolveu anemia com leucopenia e plaquetopenia. A possibilidade de anemia mielotísica é considerada. Qual dos seguintes achados no sangue periférico deve fortemente suportar este diagnóstico?

A
Hemácias macrocíticas e hipocrômicas.
B
Hemácias nucleadas.
C
Sideroblastos em anel.
D
Esquizócitos.
E
Células falciformes.
Acerca de assistência pré-concepcional e pré-natal, julgue o próximo item. Na consulta pré-concepcional com intuito de prevenir os defeitos abertos do tubo neural, deve-se orientar a paciente a iniciar o uso de ácido fólico a partir da quarta semana de gestação.
Qual das medicações abaixo não está indicada em casos de violência sexual?
Duas semanas após a realização de uma colecistectomia laparoscópica, uma paciente de 30 anos apresenta-se ictérica. O exame ultrassonográfico do abdome revela leve dilatação das vias biliares intra e extra-hepáticas com imagem ecogênica produzindo sombra acústica localizada no colédoco distal. A melhor conduta nesse caso é:
Paciente masculino, 16 anos de idade, apresenta lesões eritematopapulosas, liquenificadas e hipercrômicas, localizadas simetricamente nas regiões cubitais anteriores, poplíteas e laterais do pescoço, com sinais de escoriações devido ao intenso prurido. Como antecedentes mórbidos pessoais, refere asma brônquica até os 4 anos de idade e rinite alérgica sazonal até a presente data, além de molusco contagioso disseminado. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta.
Compartilhar