Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Mulher de 50 anos com história de Ca de mama desenvolve metástases múltiplas. Com a progressão da doença ela desenvolveu anemia com leucopenia e plaquetopenia. A possibilidade de anemia mielotísica é considerada. Qual dos seguintes achados no sangue periférico deve fortemente suportar este diagnóstico?

A
Hemácias macrocíticas e hipocrômicas.
B
Hemácias nucleadas.
C
Sideroblastos em anel.
D
Esquizócitos.
E
Células falciformes.
Paciente de 81 anos, gastrectomizado há 10 anos por adenocarcinoma gástrico, apresentando disfagia, fraqueza muscular, alteração da memória e desequilíbrio. Qual a principal hipótese diagnóstica?
Homem, 82 anos com herpes zoster. A complicação neurológica mais frequente é:
Paciente de 75 anos fez uma cirurgia de hernioplastia inguinal convencional direita pela técnica de Bassini há 6 meses. Há dois meses começou com dor e abaulamento ao esforço, foi diagnosticada recidiva da hérnia e proposto hernioplastia laparoscópica com aposição de tela. São motivos para a realização de antibioticoprofilaxia:
Considere as afirmativas a seguir. I. Os sintomas mais precoces dos tumores infratentoriais são relacionados ao aumento da pressão intracraniana. Vômitos, cefaleia, letargia e papiledema estão presentes na maioria dos casos. II. Na síndrome de West o padrão eletroencefalográfico característico é determinado pelas pontas ondas rítmicas lentas a 2 ciclos por segundos, não precipitados pela hiperventilação. III. A convulsão febril é caracterizada por crises generalizadas, em lactentes menores de 6 meses logo após o pico febril. IV. Em casos de crianças de 3 anos que apresentem gagueira, deve-se orientar os pais para que respeitem o ritmo da criança e tranquilizá-los, pois trata-se de uma queixa transitória. Assinale a alternativa correta.
Compartilhar