Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Nefrologia

Mulher de 52 anos apresenta ganho de peso (8 kg em 2 meses), sonolência, constipação intestinal e dores articulares difusas. Deu entrada no pronto-socorro com quadro de síncope e hemodinamicamente estável. Exames laboratoriais: TSH 8 µIU/ml (0,34-4,25 µIU/ml), T4-livre 0,5 ng/dl (0,8-1,7 ng/dl), sódio 114 mEq/L, potássio 3,6 mEq/L, ureia 40 mg/dl, creatinina 1,0 mg/dl e glicemia 100 mg/dl. Sobre a hiponatremia, assinale o diagnóstico e o tratamento corretos.

A
Hiponatremia com osmolaridade normal secundária ao hipotireoidismo; diuréticos de alça.
B
Hiponatremia hipo-osmolar secundária ao hipotireoidismo; diuréticos de alça e restrição hídrica.
C
Hiponatremia hiperosmolar secundária ao aumento de triglicérides; restrição calórica e diuréticos de alça.
D
Hiponatremia hipo-osmolar secundária ao hipotireoidismo; solução salina hipertônica e restrição hídrica.
E
Hiponatremia com osmolaridade normal secundária ao hipotireoidismo; solução salina 0,9% e levotiroxina.
Paciente vítima de queda de moto em área rural, apresenta deformidade em coxa direita, com ferida na pele de aproximadamente 7 centímetros, bastante contaminada, com pulsos distais à lesão presentes, boa perfusão capilar e temperatura do membro preservada. Radiografia de coxa direita demonstra fratura segmentar de fêmur direito. Após lavagem mecanicocirúrgica e debridamento, o cirurgião observa suficiente cobertura óssea pelas partes moles. De acordo com Gustilo e Anderson, esta fratura é classificada como:
Paciente de sexo masculino, 18 anos de idade, apresenta-se à clínica rural com náuseas, vômitos, anorexia, desconforto abdominal, mialgias e icterícia. Relata uso ocasional de álcool e sexualmente ativo. Descreve uso de heroína e cocaína "algumas vezes no passado". Trabalha como cozinheiro em um restaurante local. Perdeu cerca de 15,5 kg desde a última visita à clínica e parece emaciado, com aparência doentia. Ao exame, constata-se que apresenta esclera ictérica e fígado palpável e doloroso abaixo do rebordo costal direito. A respeito da hepatite aguda, qual das opções a seguir é verdadeira?
Um recém-nascido com cardiopatia congênita cianótica, o qual apresenta marcada diminuição da vascularização pulmonar, deve ser tratado inicialmente com:
Com relação à epilepsia na infância, analise as seguintes assertivas: I. A infância é um período da vida particularmente vulnerável ao desenvolvimento de crises epiléticas; II. A expressão clínica das descargas elétricas anormais da crise epilética é compatível com a área cortical estimulada; III. As epilepsias idiopáticas são aquelas em que se identifica um fator causal, mas as crises são refratárias a qualquer tratamento; IV. O início precoce das crises de epilepsia na infância é considerado um sinal de mau prognóstico. Quais estão corretas?
Compartilhar