Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Mulher de 52 anos de idade, obesa, multípara, tem diagnóstico prévio de cálculo biliar. Dá entrada em pronto-socorro com dor abdominal em região epigástrica, náuseas e vômitos. A dosagem de amilase sérica está elevada em quatro vezes o valor normal. No momento da admissão, apresenta os seguintes critérios de Ranson, que apontam para um pior prognóstico, exceto.

A
Idade > 70 anos.
B
Leucócitos > 18.000/mm³.
C
Glicose > 220 mg/100ml.
D
Desidrogenase láctica sérica > 300 UI/L.
E
AST> 250 U/100ml.
Na asma classi?cada como persistente moderada, o VEF1 encontra-se:
Vítima de ferimento por arma de fogo, com orifício de entrada na parede anterior do hemitórax direito, no quinto espaço intercostal (EID), é admitida em Unidade de Emergência. Após estudo radiológico, que revela hemopneumotórax, recebe toracostomia pelo sexto EID. Continua com drenagem de ar e sangue, indicativas de toracotomia, que mostra ferida de cerca de 2 cm bem no meio do lobo médio. Neste caso, o procedimento cirúrgico mais indicado será realizar:
No decorrer do procedimento cirúrgico para estagiar o câncer gástrico, há consenso, na literatura sugerida, de que o número de linfonodos a serem excisados é de:
O carcinoma hepatocelular é a principal neoplasia primária do fígado. A hepatite que, mais frequentemente, é capaz de levar ao seu desenvolvimento, mesmo na ausência de cirrose, é a do tipo:
Compartilhar