Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Mulher de 52 anos, tabagista há 30 anos (6 cigarros/dia), com 60 Kg e 1,65 m, cujo pai era hipertenso, queixa-se de calorões e sudorese importante, nos últimos 6 meses, principalmente à noite, resultando em insônia e em dificuldade de reconciliar o sono. Relata que os ciclos menstruais tornaram-se irregulares com períodos de amenorreia e que a última menstruação ocorrera há 6 meses. Não apresenta outros sintomas e não faz uso de medicações. Referiu que pratica exercícios regularmente (4 vezes/semana com duração de 60 minutos) e mantém uma dieta saudável (não ingere leite, mas utiliza seus derivados diariamente). Ao exame físico, a pressão arterial era de 120/75 mmHg, o IMC, de 22,03 kg/m², e a circunferência abdominal, de 79 cm. As mamas não apresentavam particularidades, e o exame ginecológico revelou leve atrofia vaginal. Com base neste quadro, considerar as assertivas abaixo: I - A paciente encontra-se no climatério pré-menopáusico. II - Dosagem de hormônio foliculoestimulante (FSH) é mandatória para o diagnóstico e para a prescrição de tratamento adequado. III - Terapia hormonal com estradiol e progesterona pode ser uma opção de tratamento. É (São) correta (s) a (s) assertiva (s):

A
Apenas a I.
B
Apenas a II.
C
Apenas a III.
D
Apenas a I e a III.
E
Todas as assertivas.
Considere-se um paciente de 28 anos com pneumonias de repetição há 3 anos e 2 episódios de hemoptise, portador de bronquiectasias saculares localizadas na pirâmide basal direita. Qual a alternativa que contém a indicação correta de tratamento cirúrgico para o referido paciente?
Paciente masculino de 25 anos, previamente hígido, apresenta-se com queixa de discreta dor torácica, à direita, de início há cerca de 12 horas. Uma radiografia do tórax demonstrou a presença de pneumotórax à direita com volume inferior a 20% do hemitórax, sem doença pulmonar subjacente. Ao exame físico, apresenta-se eupneico, normotenso (120 x 80 mmHg), com frequência cardíaca de 88 bpm em repouso e murmúrio vesicular reduzido à direita. Qual a conduta mais indicada inicialmente?
Assinale a alternativa que corresponde à indicação de colectomia na colite ulcerativa: I - associação com colangite esclerosante primária progredindo para cirrose. II - displasia-carcinoma. III - sangramento colônico maciço.
A maioria dos agentes espermaticidas usados para fins contraceptivos contém como princípio ativo o nonoxinol-9. Relativamente a esses contraceptivos, pode-se afirmar que: I - quando usados isoladamente, proporcionam uma taxa de falhas em torno de 15% ao ano. II - atuam por meio de uma ação tóxica sobre o esperma, e como barreira mecânica ao acesso do canal cervical. III - o uso frequente está associado a lesões genitais que podem aumentar o risco de transmissão de HIV. Assinale a alternativa correta.
Compartilhar