Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

Mulher de 54 anos é avaliada por uma creatinina de 1,3 mg/dL. Há 18 meses este valor era de 0,9 mg/dL. Ela tem uma história de diabetes mellitus há 05 anos, dislipidemia e hipertensão arterial sistêmica bem controlada com Lisinopril, hidroclorotiazida e atenolol. Usa também glipizida e sinvastatina. Laboratório revela níveis de hemoglobina normais. Assinale o exame relacionado abaixo mais adequado para o estabelecimento do diagnóstico deste paciente:

A
Proteinúria de 24 horas.
B
Ultrassonografia renal.
C
Microalbuminúria urinária.
D
Eletroforese de proteínas séricas.
E
Medida da hemoglobina glicada.
Trombofilia é um estado adquirido ou hereditário, que altera os mecanismos normais de hemostasia, predispondo o indivíduo à ocorrência de trombose venosa ou arterial. Qual alternativa abaixo contém apenas exames que podem ser solicitados na investigação das trombofilias, na vigência da trombose ou em anticoagulação, sem sofrer interferência na acurácia dos resultados?
Em relação à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), assinale a alternativa correta:
A portaria 1.160/2006 do Ministério da Saúde definiu o sistema MELD (Model for End-stage Liver Desease) como critério para seleção de receptores de fígado de cadáver. Esta recente mudança trouxe maior agilidade no transplante de fígado nos pacientes mais graves. Sobre o transplante hepático e o Sistema MELD, assinale a alternativa incorreta.
Um cardiologista examina um adolescente e suspeita, a partir da ausculta cardíaca, de prolapso da válvula mitral. O médico provavelmente auscultou um sopro:
Compartilhar