Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

Mulher de 54 anos é avaliada por uma creatinina de 1,3 mg/dL. Há 18 meses este valor era de 0,9 mg/dL. Ela tem uma história de diabetes mellitus há 05 anos, dislipidemia e hipertensão arterial sistêmica bem controlada com Lisinopril, hidroclorotiazida e atenolol. Usa também glipizida e sinvastatina. Laboratório revela níveis de hemoglobina normais. Assinale o exame relacionado abaixo mais adequado para o estabelecimento do diagnóstico deste paciente:

A
Proteinúria de 24 horas.
B
Ultrassonografia renal.
C
Microalbuminúria urinária.
D
Eletroforese de proteínas séricas.
E
Medida da hemoglobina glicada.
É característica inequívoca das neoplasias malignas.
A estenose aórtica severa é uma valvopatia de mau prognóstico. Qual o sintoma define uma pior sobrevida?
A síndrome paraneoplásica é uma condição frequente no carcinoma de pulmão. Dentre as situações apresentadas abaixo a que não pode ser associada a ela é:
Um homem de 35 anos apresenta episódio autolimitado de diarreia, surgindo, algumas semanas depois, um quadro de poliartrite assimétrica de membros inferiores, dáctil e nos pododáctilos, tendinite do aquileu, lesões superficiais, eritematosas e indolores no pênis. Constata-se que apresenta também uma sacroileíte assintomática e conjuntivite bilateral. Um exame de sangue mostra HLA-B27. O diagnóstico provável deste caso é:
Compartilhar