Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Mulher de 54 anos, fumante, diabética, hipertensa, em uso de valsartana/hidroclorotiazida 160/12,5 mg, fazendo dieta hipossódica com restrição de açúcar e portadora de colelitíase, necessita de colecistectomia laparoscópica. BEG, PA: 125/80, FC: 80 bat./min, rítmico. Glicemia 95 mg e sem alterações de Na e K. RX tórax: nl. Sua classificação de risco anestésico (A.S.A.) é:

A
ASA 1.
B
ASA 2.
C
ASA 3.
D
ASA 4.
E
ASA 5.
O que caracteriza a síndrome de Prader-Willi?
Em relação à fisiopatologia da pré-eclâmpsia, pode-se afirmar que: I. a invasão do trofoblasto nas artérias espiraladas é incompleta; II. existe redução da ação de prostaciclina na circulação materna e aumento da ação do tromboxano; III. o volume plasmático, em relação à gestante normal, encontra-se contraído; IV. na pré-eclâmpsia a perfusão renal está aumentada. Das afirmações, somente estão corretas:
O aneurisma da aorta abdominal pode representar uma gravíssima urgência. Assinale a alternativa CORRETA sobre essa condição.
No Ocidente, cerca de 90% dos casos de hepatocarcinoma incide em pacientes portadores de doença hepática crônica. Qual das patologias abaixo apresenta o MAIOR RISCO para o desenvolvimento de hepatocarcinoma?
Compartilhar