Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Mulher de 55 anos em uso crônico de anti-inflamatório não esteroidal apresenta quadro de hemorragia digestiva alta vultosa. Após a estabilização hemodinâmica, realizou endoscopia que mostrou úlcera na 1ª porção duodenal, na parede posterior, recoberta por grande coágulo. Neste momento foi tratada com injeção de adrenalina. A paciente permaneceu sob observação rigorosa, quando em menos de 24 horas apresentou hipotensão e enterorragia. Qual o procedimento melhor indicado para esta paciente?

A
Repetir a endoscopia com esclerose.
B
Vagotomia com piloroplastia e ulcerorrafia.
C
Vagotomia e gastrojejunostomia.
D
Vagotomia e gastrectomia parcial.
E
Gastrectomia subtotal.
A técnica atual da cirurgia de catarata consiste em:
Analise as afirmações abaixo e marque (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso: Sobre a tentativa de suicídio: ( ) O uso de sais de lítio em pacientes com transtorno bipolar e transtorno depressivo maior recorrente não tem relação com os índices de tentativa de suicídio e riscos de suicídio. ( ) Visto que a ansiedade é fator significativo modificável para suicídio, ansiolíticos diminuem o risco de suicídio em pacientes Borderline. Sobre o transtorno afetivo bipolar: ( ) Sabe-se que o uso de valproato desloca drogas altamente ligadas a proteinas plasmáticas e seus sítios de ligação a proteinas. Ajustes de dosagens são necessários. ( ) Visto que o valproato não inibe o metabolismo da lamotrigina, ela deve ser iniciada com menos da metade da dose usual. Identifique a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Criança de três anos, previamente hígida, chega ao pronto atendimento pediátrico trazida pela mãe em crise convulsiva generalizada tônico-clônica, duração aproximada de sete minutos. Durante história clínica mãe refere que criança reclamava de dor de garganta com evolução de 01 dia e febre de 38°C, nega crises convulsivas prévias ou história familiar de epilepsia. Diante do caso, qual a conduta inicial indicada:
Sobre o aneurisma da aorta, é CORRETO afirmar que a localização mais comum é a aorta...
Compartilhar