Mulher de 55 anos em uso crônico de anti-inflamatório não esteroidal apresenta quadro de hemorragia digestiva alta vultosa. Após a estabilização hemodinâmica, realizou endoscopia que mostrou úlcera na 1ª porção duodenal, na parede posterior, recoberta por grande coágulo. Neste momento foi tratada com injeção de adrenalina. A paciente permaneceu sob observação rigorosa, quando em menos de 24 horas apresentou hipotensão e enterorragia. Qual o procedimento melhor indicado para esta paciente?
A
Repetir a endoscopia com esclerose.
B
Vagotomia com piloroplastia e ulcerorrafia.
C
Vagotomia e gastrojejunostomia.
D
Vagotomia e gastrectomia parcial.
E
Gastrectomia subtotal.
Outras questões
Em relação à escabiose, dermatozoonose causada pelo Sarcoptes scabiei var. hominis, assinalar a alternativa CORRETA:
Paciente com diagnóstico de endocardite bacteriana por Staphylococcus aureus apresenta creatinina sérica de 3,2 mg/dl e, ao exame de urina, proteínas ++, hemoglobina ++ com hematúria e cilindros hemáticos. Sobre estes achados, considerar as assertivas abaixo: I - O complemento sérico C3 deve estar diminuído.
II - A biópsia deve revelar nefrite interstical.
III - Provavelmente, a função renal melhorará com o tratamento da endocardite.
É (são) correta(s) a(s) assertiva(s):
Em relação à hemodinâmica dos estados de choque, considerar as assertivas abaixo: I - No choque cardiogênico, a pressão capilar pulmonar está elevada, o índice cardíaco está diminuído e o índice de resistência vascular sistêmica está elevado. II - No choque hipovolêmico, a pressão capilar pulmonar está diminuída, o índice cardíaco está diminuído e o índice de resistência vascular sistêmica está elevado. III - No choque distributivo, a resistência vascular sistêmica está diminuída e o débito cardíaco está aumentado. É (são) correta(s) a(s) assertiva(s):
São sinais clínicos de hipoglicemia neonatal, exceto: