Mulher de 55 anos procura atendimento de urgência devido a desconforto precordial súbito iniciado há cerca de três horas. O eletrocardiograma mostra supradesnivelamento do segmento ST na parede anterior, com ondas T invertidas e profundas. Há discreto aumento de troponina. A arteriografia das coronárias realizada de urgência não revelou lesões obstrutivas na macrocirculação epicárdica. O ecocardiograma revelou disfunção predominantemente apical do ventrículo esquerdo. Não havia história de cardiopatia prévia. Sabia ser diabética há cinco anos e estava em uso de sitagliptina (inibidor da dipeptidil peptiase-4) e dieta. Familiares relataram que a paciente havia tido sério desentendimento com uma filha na manhã daquele dia. Tratada sintomaticamente, seu quadro clínico e laboratorial retornou ao normal em poucos dias. Este quadro é indicativo de:
A
intoxicação pela sitagliptina.
B
cardiomiopatia de Tako-Tsubo.
C
miocardiopericardite aguda por Coxsackie B.
D
doença obstrutiva da microcirculação coronária secundária ao diabetes.
Outras questões
Segundo dados do Ministério da Saúde, a prevalência de tuberculose no Brasil é de 58 casos por 100.000 habitantes, com aproximadamente 50 milhões de infectados e 6.000 óbitos ocorrendo anualmente. Com relação a essa doença, julgue o item que se segue. No Brasil, em pacientes com tuberculose pós-primária, é comum o achado radiológico de massas no interior do parênquima pulmonar, com porção central necrosada - as chamadas cavitações, frequentemente vista nos segmentos apicais posteriores dos lobos superiores ou nos segmentos superiores dos lobos inferiores.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a prevalência de tuberculose no Brasil é de 58 casos por 100.000 habitantes, com aproximadamente 50 milhões de infectados e 6.000 óbitos ocorrendo anualmente. Com relação a essa doença, julgue o item que se segue. Segundo as mais recentes recomendações do Ministério da Saúde, em todos os pacientes sintomáticos respiratórios, ou seja, nas pessoas maiores de 15 anos que busquem serviços de saúde por qualquer motivo e apresentem queixas de tosse e expectoração por três semanas ou mais, deve-se realizar tomografia computadorizada de alta resolução devido a sua elevada sensibilidade e especificidade na detecção de atividade da doença tuberculosa.
Com respeito à artrite gotosa, julgue o item. A identificação, em material proveniente de aspirado articular ou de um tofo de cristais de urato de sódio, com localização extracelular ou no interior de neutrófilos, semelhantes a agulhas, negativamente birrefringentes ao microscópio de luz polarizada, permite confirmar o diagnóstico em pacientes com suspeita de gota.
A respeito de doenças sexualmente transmissíveis e de corrimento vaginal, julgue o item que se segue. A combinação de úlcera genital dolorosa e adenopatia inguinal supurativa sugere o diagnóstico de cancroide. O diagnóstico definitivo requer a identificação da Clamydia trachomatis, e o tratamento de escolha é a azitromicina.