Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Mulher de 55 anos procura atendimento de urgência devido a desconforto precordial súbito iniciado há cerca de três horas. O eletrocardiograma mostra supradesnivelamento do segmento ST na parede anterior, com ondas T invertidas e profundas. Há discreto aumento de troponina. A arteriografia das coronárias realizada de urgência não revelou lesões obstrutivas na macrocirculação epicárdica. O ecocardiograma revelou disfunção predominantemente apical do ventrículo esquerdo. Não havia história de cardiopatia prévia. Sabia ser diabética há cinco anos e estava em uso de sitagliptina (inibidor da dipeptidil peptiase-4) e dieta. Familiares relataram que a paciente havia tido sério desentendimento com uma filha na manhã daquele dia. Tratada sintomaticamente, seu quadro clínico e laboratorial retornou ao normal em poucos dias. Este quadro é indicativo de:

A
intoxicação pela sitagliptina.
B
cardiomiopatia de Tako-Tsubo.
C
miocardiopericardite aguda por Coxsackie B.
D
doença obstrutiva da microcirculação coronária secundária ao diabetes.
Adulto jovem com Síndrome de Down e estenose mitral leve submeter-se-á a anestesia para extração dentária múltipla. É mandatório iniciar no pré-operatório,
Em termos de saúde pública, qual é o exame mais importante para confirmar o diagnóstico de tuberculose pulmonar?
Trabalhador que tem como profissão jateamento de areia, esta sujeito a adoecer por qual pneumoconiose?
O Brasil recebeu recentemente o certificado de erradicação da poliomielite em seu território. As campanhas nacionais de vacinação com a vacina Sabin foram as responsáveis por este resultado. A estratégia em que se baseiam estas campanhas é a :
Compartilhar