Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Dermatologia

Mulher de 57 anos, apresenta reação de Mitsuda positiva. Pode-se afirmar que ela:

A
está infectada agudamente pelo Mycobacterium leprae.
B
é resistente à infecção pelo Mycobacterium leprae.
C
não apresenta hanseníase.
D
evolui com as formas virchowianas da doença.
E
não evolui com as formas virchowianas da doença.
Em relação a um paciente com olho vermelho, são apresentadas as seguintes assertivas: I. A iridociclite apresenta-se com ardência, prurido e secreção mucoide e ocorre, na maioria das vezes, em pacientes com história de exposição recente à substância alergênica; II. A conjuntivite bacteriana apresenta secreção mucopurulenta, conjuntivas lisas e inflamadas, com pontos vermelhos e sem adenopatia pré-auricular; III. A conjuntivite viral apresenta secreção mais fluida que na bacteriana, folículos translúcidos circundados por vasos sanguíneos e adenopatia pré-auricular. Qual é a alternativa CORRETA?
Paciente cirrótico Child C vem ao PS com queixa de queda do estado geral, dor abdominal e dispneia progressiva. Ao exame apresenta-se emagrecido, descorado +/4+, pulmões com murmúrio vesicular diminuídos em bases sem RA e com ascite volumosa. Foi realizada paracentese de alívio na sala de emergência com saída de líquido amarelado. O exame do líquido ascítico teve o seguinte resultado: Aspecto = claro; cor = amarela; ph = 6,9; 50 mil hemácias/mm³; Leucometria: 600 leucócitos/mm³ com 90% de polimorfonucleares. Com base neste quadro, seu diagnóstico e conduta serão:
Associe os autoanticorpos com as manifestações clínicas esperadas: A - anti RO/SS-A; B - anticardiolipinas; C - anti DNA; D - anticentrômero; E - anti RNP. 1- mulher de 30 anos com história de abortamentos de repetição; 2- mulher de 50 anos com Raynaud de longa duração e padrão capilaroscópico tipo SD; 3- recém-nascido com manchas fotossensíveis ao redor dos olhos e bradicardia; 4- mulher de 30 anos com rash em borboleta, hipertensão arterial e edema de face; 5- mulher de 50 anos com Raynaud, fotossensibilidade, plaquetopenia, miosite e fibrose pulmonar. A melhor associação é:
Sobre as peritonites escolha a opção correta.
Compartilhar